Unisinos completa 45 anos

Durante o evento, entusiasmo dos aplausos do público gerou sinal elétrico

Foto: Rafael Casagrande

A Universidade do Vale do Rio dos Sinos completou 45 anos nesse 31 de julho. Para comemorar a data, professores e funcionários da Unisinos se reuniram na Galeria Cultural da Biblioteca para cantar parabéns à universidade. O procedimento utilizado pelo itt Fuse (Instituto Tecnológico de Segurança Funcional) transformou o som dos aplausos em índice, que foi convertido em sinal elétrico. A energia gerada ligou um telão em que se podia ler “Unisinos 45 anos”.

A proposta foi demonstrar, por meio desta ação, o carinho de seus colaboradores pela instituição. “Medimos com um decibelímetro o som do local, e quando chegamos a 90 decibéis, a tela se acendeu, por meio da nossa vibração. A intenção da iniciativa foi transformar o sinal sonoro em visual”, explicou o coordenador do itt Fuse, Edilar Predabon.

A gerente de Gestão de Pessoas, Camila Ferro, falou sobre a importância da participação dos colaboradores para o sucesso da ação. “O engajamento é a base de tudo, e se traduz quando sincronizamos a nossa energia interior com a da energia da Unisinos”.

Foto: Rafael Casagrande

O evento iniciou com a Celebração Eucarística em Ação de Graças pelo dia de Santo Inácio de Loyola, e seguiu com a inauguração do Museu Capela, que contempla em seu acervo o altar do Seminário Central, fabricado em 1921, estátuas, móveis, vestes, cálices, ostensórios e candelabros. O curador do museu, padre Pedro Ignácio Schmitz, contou que as estátuas e documentos que estão reunidos no local estavam distribuídos em várias casas, em sótãos e porões. “Hoje nós temos aqui 13 esculturas restauradas, além de outros objetos usados pelos Jesuítas ao longo da história”, destacou.

“Nós, nos últimos anos, colocamos a Unisinos em um patamar que temos orgulho: de excelência, pesquisa, responsabilidade social universitária, internacionalização e crescimento com sustentabilidade.”

Padre Marcelo Fernandes de Aquino, reitor da Unisinos

O museu, que segundo seu curador ficará em um lugar especial “junto à capela viva da Unisinos”, a partir da próxima semana estará aberto para visitação da comunidade acadêmica e para receber alunos do sistema escolar, que ainda não estão na universidade. A solenidade contou ainda com um momento cultural, em que a Orquestra Unisinos Anchieta, sob a regência do maestro, Evandro Matté, apresentou trechos de peças musicais ao público.

Durante o encontro, o reitor, padre Marcelo Fernandes de Aquino, agradeceu a todos que ajudaram a construir a história da universidade. “Nós, nos últimos anos, colocamos a Unisinos em um patamar que temos orgulho: de excelência, pesquisa, responsabilidade social universitária, internacionalização e crescimento com sustentabilidade”, afirmou.

Apesar de jovem, com apenas 45 anos como universidade, os Jesuítas desenvolvem atividades de ensino no Rio Grande do Sul desde 1869, mostrando uma tradição centenária na área de educação. Hoje, com cerca de 72 mil diplomados e mais de 32 mil alunos, a Unisinos é protagonista em questões de internacionalização, inovação e tecnologia, e vem se destacando, entre as melhores universidades brasileiras, segundo as últimas avaliações do MEC.

Confira o vídeo da ação de parabéns:

Aniversário de 45 anos Unisinos