Desafio Moving the Cities 2021 vai propor soluções de educação, saúde e mudanças climáticas

Evento dedicado ao intercâmbio de conhecimento está com inscrições abertas

Crédito: Divulgação

Aprimorar competências empreendedoras e explorar a vivência multicultural ao desenvolver ideias inovadoras são alguns dos objetivos da quarta edição do Desafio Moving the Cities. O evento, que ocorre de 22 a 31 de outubro, de forma híbrida, é dedicado a acadêmicos de universidades da Alemanha, do Brasil, do Chile, da Colômbia, da Inglaterra e dos Estados Unidos. As inscrições estão abertas até o dia 25 de setembro, pelo site oficial do desafio.

Uma das organizadoras do evento, a coordenadora do curso de Engenharia de Materiais e Engenharia Biomédica da Unisinos, Tatiana Rocha, explica que neste ano os desafios serão norteados por três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): Saúde e bem-estar (3), Educação de qualidade (4) e Ação contra a mudança global do clima (13). Além disso, foi ampliado o número de instituições parceiras, adequando o modelo utilizado nos anos anteriores para o ambiente virtual. “Será uma ótima experiência de contato com alunos, professores e mentores que atuam no mercado de trabalho, além de possibilitar conexões com o mercado global, com desafios focados nos ODS”, destaca.

A diretora de Inovação da Unisinos e CEO do Tecnosinos, Susana Kakuta, destaca a importância das parcerias entre as instituições. “Com nossos parceiros, estaremos abrindo novas oportunidades: um programa how to do business in brazilian IT industry e a oportunidade de intercambiarmos startups de base tecnológica entre os ecossistemas parceiros”.

A gestora de operações e empreendedorismo do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), Flávia Fiorin, destaca que o Moving the Cities é uma oportunidade de interação internacional em inovação única. “Por meio da interação com participantes os alunos desenvolvem uma visão global dos desafios do ambiente urbano, assim como, a possibilidade de ampliar seus horizontes na concepção soluções que gerem impacto em grande escala”.

Para o professor e Agente de Inovação da Escola Politécnica da PUCRS, Fernando Lemos, com as dificuldades de mobilidade no contexto atual, temos uma excelente oportunidade para interagir e cooperar com estudantes e professores de outros países. “Trabalharemos na proposição de soluções para problemas reais, integrando os temas empreendedorismo, inovação, tecnologia e sociedade. Venha participar de um grande evento internacional e intercultural”.

SOBRE O DESAFIO

O Desafio Moving the Cities é uma iniciativa idealizada pela Unisinos em parceria com o UAS7 e a FH-Münster para promover o desenvolvimento de soluções através da cooperação internacional e intercultural entre ciência, empreendedorismo, inovação, tecnologia e sociedade. Essa ação está em pleno acordo com o contexto da Aliança para Inovação, uma articulação entre UFRGS, PUCRS e Unisinos para potencializar iniciativas de alto impacto em prol do avanço do ecossistema de inovação e do desenvolvimento.

Para o desenvolvimento do projeto, que ocorre durante uma semana de atividades desde 2018, são propostos desafios no contexto do desenvolvimento regional e do desenvolvimento pessoal de jovens talentos, para que os estudantes participantes, a partir de times multidisciplinares e internacionais, desenvolvam soluções para os diferentes temas postos em pauta, os quais estão alinhados aos ODS. Durante sua realização, os times recebem mentorias sobre modelagem de negócios, inovação, mercado e tecnologia de profissionais de diferentes países.

SAIBA MAIS E PARTICIPE

A programação completa do desafio está à disposição no site do evento. As inscrições estão abertas até o dia 25 de setembro.

O quê: Desafio Moving the Cities 2021

Quando: 22 a 31 de outubro de 2021

Quem pode participar: Estudantes de Graduação

Onde: Evento online

Inscrições: Para participar, os interessados devem preencher o formulário de inscrição, disponível aqui, até 25/09/2021. Serão selecionados para participar da atividade até 20 (vinte) estudantes de graduação de cada uma das instituições brasileiras participantes.

Investimento: gratuito

Realização: Unisinos, Tecnosinos, FH Münster, UAS7 e SAP

Apoiadores: Aliança para Inovação, Coventry University, DWIH, Escola de Engenharia – UFRGS, Escola Politécnica – Unisinos, FIEGE, Fraport, INACAP, Northeastern University, Osnabrück Internatinal Airport, PUCRS, Tecnopuc, Universidad de Santiago de Chile – USACH, Universidade Pontifícia Bolivariana, University of Minnesota e University of Pittsburgh.