A volta às aulas para os cursos de pós-graduação em 2022

Crédito: Rodrigo W. Blum e Marco Antônio Filho

A Unisinos quer te ter de volta aos campi e por isso se preparou para te receber. Os estudantes dos cursos de Lato e Estrito Senso, em 2022, vão voltar a ter a experiência das aulas dentro da Universidade, seguindo ainda todos os protocolos de segurança e cuidados que o contexto exige, porém com algumas diferenças entre ambos. Confira:

Lato Senso

O coordenador de Lato Senso, Alexandre Pereira, explica que as aulas das turmas que iniciarão no próximo semestre serão totalmente presenciais. “Existe um alinhamento para que a presencialidade seja oportunizada em distintos aspectos e contextos. Temos a oferta dos novos cursos no formato presencial prezando uma retomada do convívio com os nossos campi”, fala, mas igualmente valorizando as disciplinas presenciais remotas, que possam vir a fazer parte do currículo.

As aulas nessa modalidade são aquelas em que professores de diferentes regiões, estados ou países ministrarão suas aulas remotamente. Alexandre reforça que essas aulas serão aprimoradas, conforme a tecnologia que subsidie uma melhor interação entre professores e alunos. “Esta evolução da experiência permitirá ao aluno do lato não somente se beneficiar do convívio e da experiência de estar nos campi, mas que também nas atividades acadêmicas que sejam na modalidade presencial remoto, possam vivenciar uma experiência inclusiva e integral de seu processo de ensino e aprendizagem.”

Estrito Senso

Para o Estrito Senso, a Unisinos terá tanto aulas presenciais quanto aulas remotas. “Construímos propostas flexíveis, que são compostas tanto por atividades remotas – encontros síncronos – quanto por atividades com encontros físicos nos campi”, explica Maura Corcini Lopes, diretora da Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação.

Sobre as aulas presenciais, Maura informa que será possível optar em fazê-las de forma remoto-simultânea. “As atividades presenciais físicas nos campi poderão ser acompanhadas de forma remoto-simultânea por quem não puder estar no local onde ela está ocorrendo”, diz, mas salienta que isso dependerá da natureza da oferta, onde não será possível em duas situações:

• Quando a atividade for de livre escolha e pensada para ser uma oferta 100% presencial física nos campi;
  • Quando a atividade exigir a presença em laboratórios, clínicas, hospitais, saídas de campo, entre outras situações, e que não tem como ser adaptadas para o acompanhamento remoto.

Nesse caso, o aluno deverá obter as informações dessas disciplinas junto às secretarias ou coordenações de curso antes de se matricularem.

Saiba mais

Agora que você já sabe que a Unisinos está preparada para que o aluno tenha excelência na sua formação, conheça os nossos cursos e inscreva-se em unisinos.br/pos.