Manifestação do PPG em Biologia sobre o incêndio no Museu Nacional

Programa de Pós-Graduação em Biologia da Unisinos expressa seu pesar diante do acontecimento

Crédito: Divulgação

O Programa de Pós-Graduação em Biologia da Unisinos expressa seu pesar e consternação pela perda inestimável do patrimônio biológico, arqueológico e histórico, com o incêndio do Museu Nacional (Palácio da Quinta da Boa Vista) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Esse museu é considerado a mais antiga instituição científica do Brasil e detentor de milhares de espécimes da nossa biodiversidade e, até ontem, mantenedor do legado histórico do Brasil Império.

Pesquisadores do mundo inteiro analisaram seus acervos, inclusive nossos professores do PPG Biologia, os quais ainda realizam projetos em colaboração com colegas dessa instituição. Como PPG de uma Universidade, que também mantém acervos científicos, manifestamos nossa solidariedade e apoio nesse momento difícil. Essa tragédia não leva apenas parte significativa do registro da nossa biodiversidade, leva também o conhecimento de nós mesmos como humanidade e, especialmente, como povo brasileiro. Fica o alerta para a necessidade de políticas permanentes e investimentos que visem a continuidade da realização de pesquisas científicas e a manutenção dos acervos científicos do país.