A escola na pandemia

E-book apresenta 9 visões sobre o ensino durante o novo coronavírus

Crédito: Divulgação

Muito tem se falado sobre escola durante a pandemia. O que representa a importância em discutir e refletir o assunto. Essa foi a ideia de um grupo que reúne profissionais da educação. A reflexão resultou em um e-book – A escola na pandemia – que está disponível, gratuitamente, no site do Portal para Inovação em Educação da Unisinos.

O livro traz 9 visões sobre o momento enfrentado pelo ensino durante o novo coronavírus. Opiniões, com diferentes olhares, de profissionais ligados à educação. O diretor do Instituto para Inovação em Educação e um dos autores do e-book, Gustavo Borba conta que a obra foi elaborada em conjunto com os outros escritores e surgiu de conversas sobre os impactos da pandemia na área, em diferentes níveis, no Brasil.

“Como tenho lido muitos textos, comecei a pensar que seria interessante consolidar um material que pudesse apoiar professores e familiares em um momento de reflexão sobre a pandemia. Pensar a importância dos professores, como as escolas podem se ressignificar e o que podemos aprender olhando para frente”, explica.

Outro escritor do livro, o professor da Escola da Indústria Criativa, Gustavo Bittencourt destaca que a rede conectada à escola e impactada, vai muito além de quem está na sala de aula. “O impacto da pandemia sobre a escola não afeta apenas professores e alunos, mas também as famílias dos professores e alunos, os demais trabalhadores da escola e suas famílias, os gestores e suas famílias, os gestores e colegas dos pais dos alunos”, afirma.

Além deles, o livro traz textos de outros 7 autores de diversas áreas da educação. Entre os assuntos abordados: os desafios da gestão das escolas e da sala de aula, a interação com os professores, a experiência dos pais na pandemia, a importância e o papel do professor no processo de engajamento remoto e uma reflexão sobre o futuro na educação. O material conta com alguns nomes conhecidos como: Marcos Piangers, Felipe Dib e Cláudia Costin.

“A importância do e-book, é ter leituras que nos ajudem a refletir nesse momento com relação a temas que impactam a nós, a nossa família, nossos filhos e que, de alguma forma, permitam colocar as nossas ideias também para o debate. Quando leio um texto, vejo a percepção de alguém, trago a minha ideia e repenso ela”, afirma Borba.

Para Bittencourt, a principal contribuição do livro é agregar reflexões com múltiplos olhares. “De maneira formal, organizada, em um documento que fica para ser consultado mais adiante, diferente de posts de redes sociais, por exemplo, que acabam se perdendo no emaranhado da internet”, conclui.

O livro é direcionado para pais, profissionais da educação e interessados no tema. Quer saber mais? Faça download do e-book aqui.