Egresso do PPG em Design é reconhecido em dois prêmios

Projetos impactam diretamente a sociedade e empresas

Crédito: Gui Galembeck

Ressignificar a relação dos negócios com a sociedade por meio de metodologias e ferramentas do Design Estratégico e da Psicologia Sistêmica. Esse é o maior objetivo do Estúdio Nômade, um grupo criativo interdisciplinar que atende instituições privadas, públicas e do terceiro setor no desenvolvimento de inovação para o bem comum.

E foi através desse espírito que a empresa, que tem como cofundador e diretor da área de novos negócios, Aron Krause – egresso do Programa de Pós-Graduação em Design da Unisinos – desenvolveu junto com outras organizações, projetos que impactaram diretamente a sociedade e as pessoas que se envolveram durante os processos de criações.

Conhecido como Visionários da Cidade, o projeto é uma iniciativa do TransversãoLAB (TransLAB) que coloca jovens da periferia na posição de protagonistas da mudança, incentivando-os a empreender socialmente. Para o seu desenvolvimento, foi utilizado ferramentas do Design Estratégico e do Codesign, na qual 28 atividades receberam orientação e facilitação para a construção de novas iniciativas de impacto. Assim, o Visionários da Cidade é um projeto de design colaborativo que visa contribuir para o Empreendedorismo Social.

Já o Projeto Leadership Journey: Nike Next Generation, trata-se de um do programa que prepara a nova geração de líderes da Nike, uma solução original para desenvolver competências profissionais orientadas pelo design estratégico e estimular o crescimento pessoal dos colaboradores da Nike Brasil. Também tem como principal objetivo, a potencialização de talentos, fomentando uma jornada de descoberta e análise crítica da performance pessoal e dos colegas para contribuir ativamente com lideranças criativas e conscientes da Nike.

Crédito: Gui Galembeck

Projetos dignos de reconhecimento

Desenvolvidos sob influência de Aron Krause, os dois projetos foram contemplados em diferentes premiações na área do design. O Leadership Journey: Nike Next Generation, conquistou o 1º lugar na categoria de Design Estratégico e de Serviços, no 7º Prêmio Nacional Bornancini de Design.

“É um reconhecimento do esforço e da originalidade que a Nômade vem tendo nos últimos dez anos de sua atuação. A gente trabalha com design desde o início da nossa empresa e muitas vezes as organizações não entendem de forma muito clara o que isso significa. Pensar e propor inovação através do design é uma prática complexa. Prêmios como esse oportunizam que as pessoas fiquem mais curiosas sobre o assunto e queiram entender mais sobre o que a gente faz. Pessoalmente também é muito gratificante, porque reforça que estou no caminho certo de apropriação crítica sobre como aplicar o design estratégico e de serviços no contexto de mercado”, afirmou Aron.

Crédito: Gui Galembeck

Já o Visionários da Cidade recebeu uma importante conquista no Brasil Design Award (BDA), na categoria de Design de Impacto Positivo. “Não imaginávamos que iríamos ser contemplados com a premiação, porque trata-se de uma premiação bastante abrangente, de caráter nacional, muitos profissionais extremamente qualificados concorrem pelo mesmo prêmio.

Enquanto a proposição de uma metodologia estruturada, com detalhamento único de ferramentas, orientação de processo open source, fomos os únicos que propusemos algo nesse sentido” declarou Aron.

Conheça as premiações

O Brasil Design Award (BDA) acontece desde 2009, organizado pela ABEDESIGN – Associação Brasileira de Empresas de Design. Seu objetivo é reconhecer e destacar a capacidade criativa e inovadora do design na economia nacional. Em 2018, pela primeira vez, o prêmio contou com inscrições e um extenso corpo de jurados, com mais de 80 especialistas.

O Prêmio Nacional Bornancini de Design é um prêmio de reconhecimento nacional, com realização bienal desde 2006, tendo mais de 1900 projetos inscritos neste período. Esses passam pela avaliação de um corpo de jurados altamente qualificados, composto por importantes profissionais da área do design.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar