Outras perspectivas sobre o mundo jurídico

Pós-Graduandos em Direito participaram de curso sobre os fundamentos do direito norte-americano em Berkeley

Crédito: Divulgação

Estudar no exterior é um desejo de muitos universitários. Os alunos do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unisinos vivenciaram essa experiência. Entre os dias 19 e 23 de junho, realizaram uma série de atividades de estudos e pesquisas na prestigiada University of California, em Berkeley.

Durante a viagem, coordenada pelo professor Délton Winter de Carvalho, nove pós-graduandos e os professores Fabiano Koff Coulon e Ederson Garin Porto frequentaram o curso Introduction to Fundamentals to US Law, ministrado pelo professor William Fernholz. O objetivo das aulas era demonstrar como o Direito é pensado e decidido na tradição estadunidense.

No decorrer das aulas, foram realizadas avaliações de julgados, leituras obrigatórias, debates e redação. “O curso envolvia uma profunda análise do sistema jurídico norte americano e sua tradição de common law, cada vez mais influente no sistema brasileiro”, conta o professor Délton.

Crédito: Divulgação

Aluno do Mestrado em Direito, Henrique Cabral Camargo, conta que, nesse tempo em que estudaram em Berkeley, foi possível vivenciar a cultura de ensinamento dos norte-americanos. O mestrando, que pretende seguir pesquisando e estudando para se capacitar ao exercício da Docência, diz que essa experiência foi extremamente importante para aperfeiçoar técnicas de interpretação e retórica. “As aulas me permitiram aprofundar os conhecimentos sobre commow law e o direito norte-americano, os quais vêm assumindo um papel importante no Direito Brasileiro, principalmente sobre a forma de interpretar e aplicar os precedentes”, refere Henrique.

Entre um estudo e outro, profissionais da Unisinos trocaram ideias com pesquisadores da instituição de Berkeley e fortaleceram laços já existentes entre as duas universidades. As instituições têm projetos de pesquisa conjuntos, como o estudo “Direito, Risco e Ecocomplexidade”, orientado pelo professor Délton e “Center for Law, Energy and Environment”, orientado pelo professor Daniel Farber, da UC Berkeley.

Além do curso, alunos e professores da Unisinos se reuniram com o professor Dr. Robert Merges, prestigiado pesquisador na área de propriedade intelectual e que hoje exerce função de decano dos programas de pós-graduação em Direito da UC Berkeley. No encontro, Merges apresentou estudos de caso da integração entre universidade e mercado. O professor explicou como funciona a integração entre start ups de tecnologia existentes no Vale do Silício e alunos da UC Berkeley.

Visita à Google

Como último compromisso da viagem, os pós-graduandos, acompanhados dos professores, visitaram o campus da Google, em Mountain View. Na visita, puderam conhecer, não apenas as instalações, mas detalhes do sistemas de inovação mundialmente reconhecido da empresa.

Crédito: Divulgação

Andréia Peopp Arend, mestranda em Direito da Empresa e dos Negócios, na linha de pesquisa em Direito da Empresa e Regulação, diz que a Google se relaciona com sua área de estudo como um todo no âmbito corporativo. “A experiência na sede da empresa torna o aprendizado muito mais real, sendo inevitável imaginar como seria a implementação de determinadas práticas nas empresas brasileiras”, relata Andréia.

Os mestrandos enfatizam que essa experiência na Califórnia influenciou a vida profissional, acadêmica e pessoal. “Só tenho a agradecer ao Programa de Pós-Graduação em Direito da Unisinos pela oportunidade e ao professor Délton Carvalho que viabilizou essa experiência e nos orientou de forma brilhante antes, durante e depois do curso”, diz Henrique.