Wearables: a nova realidade da tecnologia

Tae Sung Oh explica sua pesquisa acerca de gadgets vestíveis no 4º Fórum Brasil-Coreia

Foto: Gustavo Ev

“Tornar a vida mais confortável e conveniente!”. Essa é a frase que o professor e pesquisador sul-coreano Tae Sung Oh utilizou ao comentar os impactos dos gadgets vestíveis em nossa vida, objetos de estudo de seu grupo de pesquisa na Coreia do Sul. Em um momento de constante compartilhamento de informação digital, a nova onda de tecnologia será marcada por esses dispositivos, que vêm com tudo e prometem muito mais em relação aos dispositivos móveis.

O professor e pesquisador Tae Sung Oh foi um dos palestrantes convidados do 4º Fórum Brasil-Coreia. No evento, que contou com uma série de palestras sobre o impacto das tecnologias na vida das pessoas e no futuro dos dois países, Oh discorreu sobre as pesquisas que desenvolve na Coreia do Sul acerca de wearables. “Os dispositivos vestíveis têm a mesma finalidade de computadores portáteis. Entretanto estão presos ao nosso corpo, como camisas, sapatos, óculos, relógios e pulseiras, que possuem incorporação de funções digitais para tornar a nossa vida mais fácil”, explicou. Muitas pesquisas como a do professor sul-coreano são realizadas em todo o mundo, porque giram em torno de questões em alta. Segundo o pesquisador, essa é uma das potências para o crescimento futuro da economia e desenvolvimento de tecnologia. “Todos os membros do nosso projeto estão trabalhando duro, trazendo ideias criativas. Tenho certeza de que teremos bons resultados. Espero que os estudantes da Unisinos também se juntem à pesquisa e ao desenvolvimento de novos dispositivos portáteis”, coloca.

Segundo o pesquisador, a vantagem da nova tecnologia, ao contrário dos smartphones, consiste em permitir que estejamos com as mãos livres, visto que o aparelho está atado ao corpo. Ele lembra as situações embaraçosas por que passamos, quando recebemos uma ligação e o nosso telefone não para de emitir aquele toque constrangedor. “Às vezes, temos de procurar aqui e ali, com vergonha por não encontrar o nosso celular.Com o relógio inteligente (smart watch), isso não irá mais acontecer, porque é possível responder instantaneamente ao chamado”, exemplifica. Além disso, ele lembra que os dispositivos vestíveis se estenderão, também, às fraldas de bebê, que irão facilitar muito a vida dos pais. “Eles não precisarão verificar frequentemente a fralda do seu bebê. Com a utilização da fralda, o dispositivo acoplado nela avisa quando está na hora da troca”.

O professor Oh já está no Brasil há duas semanas e, além da participação no 4º Fórum Brasil-Coreia, também esteve presente em sala de aula como professor no campus de São Leopoldo. Segundo ele, a interação entre alunos e professores é bem distinta entre Brasil e Coreia do Sul. “Lá, os alunos quase não interagem em aula. Aqui eles participam, sempre têm questionamentos. Eu me surpreendi!”, destaca. Além da vida no campus, o professor Oh também teve a oportunidade de conhecer a capital gaúcha e Foz do Iguaçu, em sua quarta visita ao Brasil.