Tecnosinos, Feevale Techpark e Tecnopuc assinam acordo de cooperação

Evento ocorre dia 25 de agosto, no Tecnopuc

COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL
24 de Agosto de 2016 - 14:28 | Atualizado: 26 de Agosto de 2016 - 11:09

Nesta manhã, 25/8, o Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos, o Feevale Techpark e o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS - Tecnopuc assinaram acordo de cooperação com foco inicial na Internacionalização Cruzada de Empresas. O evento foi realizado no Tecnopuc, prédio 99A do Campus (Avenida Ipiranga, 6681 – Porto Alegre) e contou com Talking Hub – um bate-papo sobre experiências em internacionalização de empresas.

[Imagem oficial do Parque Tecnosinos

A Internacionalização Cruzada permite que empreendedores brasileiros e estrangeiros vivenciem ambientes de inovação em países parceiros, acessando mercado, clientes e fornecedores. Um exemplo recente foi a missão para o Canadá, na qual participaram as empresas Engeltec, instalada no Tecnopuc, e as empresas IEK e Menvia, do Tecnosinos. Além de as empresas brasileiras visitarem ambientes de inovação no país parceiro, também recepcionaram empresários e representantes do consulado canadense no Brasil, com foco na troca de experiências e possibilidades de geração de negócios.

Algumas das ações previstas no acordo são estimular o intercâmbio de tecnologia, as parcerias entre empresas e as sinergias entre os atores localizados nas respectivas regiões. Também contempla trocar informações sobre os processos e os aspectos técnicos da atração e instalação de empresas, transferência de tecnologia, construção de projetos, regulamentos específicos, mercados locais e boas práticas; entre outras.

[Imagem oficial do Parque Tecnosinos

Saiba o que pensam os representantes dos três Parques Tecnológicos sobre o acordo:

LUÍS MALDANER, DIRETOR DA UNITEC E CEO DO TECNOSINOS

“Assim como no mundo corporativo, as parcerias são cada vez mais fundamentais para o sucesso. Desta forma, estabelecer essa união de esforços para desenvolvimento de ações de internacionalização pode trazer ganhos exponenciais a todos, especialmente quando se trata de tecnologias avançadas. Apresentarmos os três parques como um ecossistema de inovação será muito bem visto aos olhos das empresas e parques estrangeiros e nos proporcionará um tamanho e uma envergadura altamente distintivos. Certamente isso fará a diferença nas futuras escolhas dessas empresas e nos colocará no mapa tecnológico global.”

CLEBER PRODANOV, PRÓ-REITOR DE INOVAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEEVALE, PRÓ-REITORIA RESPONSÁVEL PELO FEEVALE TECHPARK

“Trata-se de um convênio histórico, uma vez que marca a aliança entre três parques tecnológicos gaúchos que já são consolidados e que já possuem maturidade para atuarem em conjunto, explorando as suas convergências e não em suas divergências. Por meio desse convênio, vamos iniciar um processo de internacionalização das nossas empresas, o que nos coloca em uma janela de oportunidades de atuação em outros países.”

RAFAEL PRIKLADNICKI, DIRETOR DO TECNOPUC

“Esse convênio representa a união de esforços para estimular ações conjuntas na área de internacionalização de empresas (take off e softlanding). Os três parques estão cadastrados na plataforma de internacionalização da Anprotec (Land2Land), e queremos mostrar que a colaboração para a internacionalização precisa estar acima de ações específicas individuais, potencializando oportunidades e nos projetando definitivamente no mapa global da inovação.”