Professora da Escola de Direito ministra disciplina em universidade francesa

Jânia Saldanha é professora visitante na Université Catholique de Lille

Crédito: Arquivo Pessoal

A professora do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unisinos, Jânia Saldanha, durante os meses de setembro e outubro de 2022, ocupa o posto de professora visitante do Curso de Master 2 – Droits de l’Homme, Sécurité et Développement, da Université Catholique de Lille, França.

Para ela, essa experiência está sendo muito positiva. “A Universidade disponibiliza todas as condições de trabalho. Há uma dinâmica acadêmica intensa. Ela está localizada no norte da França e, em razão da sua localização de fronteira, há um trânsito cultural muito significativo”, comenta.

Crédito: Arquivo Pessoal

A participação da docente ocorre no marco do convênio acadêmico firmado entre a Unisinos e a UCL. A presença de Jânia na Universidade francesa expressa os esforços coletivos do PPG em Direito de aprofundar a cooperação internacional em suas atividades acadêmicas. O Convênio permitirá também intercâmbio de professores e de estudantes.

A professora ainda conta sobre a importância da parceria. “É muito importante para a continuidade dos trabalhos de internacionalização do PPG em Direito. A UCL é uma das grandes e importantes universidades privadas da França. O perfil dos professores e dos programas de mestrado e doutorado possuem muitas afinidades com a área de concentração e as linhas de pesquisa do PPG em Direito da Unisinos”, destaca Jânia.