Propriedade Intelectual

Resolução prevê patente para ideias desenvolvidas na Unisinos

Com o objetivo de estabelecer critérios para a gestão, proteção e promoção da Propriedade Intelectual, a Unisinos, em parceira com o Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT), lançou uma resolução que auxilia estudantes, professores e funcionários a obter registro das criações resultantes das atividades de pesquisa realizadas no âmbito da Universidade.

Segundo a coordenadora do NITT, Feliciane Andrade Brehm, a resolução surgiu devido à necessidade de documentar o regimento em relação ao registro de direitos da propriedade industrial, tais como as patentes de invenção, modelos de utilidade, desenhos industriais e outros que envolvam questões de inovação.

Ela ressalta ainda que artigos, dissertações, teses ou mesmo livros podem ser registrados, independente da área, basta que sejam encaminhados ao NITT, onde passarão por um processo de análise. “O importante é que seja uma ideia inovadora, não publicada, e que possa gerar um novo produto, ou mesmo uma startup”, completa.

Para conferir outras informações sobre Direito da Propriedade Intelectual acesse o site do NITT.

A resolução na íntegra você confere aqui.

Saiba mais

Para estimular o aprendizado sobre Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia no âmbito das relações Universidade-empresa, o NITT Unisinos realizará na próxima quarta-feira, 11 de novembro, uma atividade sobre a temática. O evento ocorrerá na Unitec, das 14h às 19h, e é destinado a profissionais, pesquisadores, alunos e empreendedores.