Workshop para exercitar a criatividade na prática

Nova marca de calçados da região do Vale do Sinos tem campanha produzida por alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Unisinos

Crédito: Janaína Costa

Entre os dias 9 e 13 de setembro, os alunos do curso de Publicidade e Propaganda estão participando de um workshop para desenvolver uma campanha para uma nova marca de calçados da região do Vale do Sinos. O evento conta com a organização das professoras Letícia da Rosa e Márcia Molina, junto com a coordenação do curso, e a participação de 70 estudantes.

“O problema a ser resolvido pelos alunos integra uma série de conhecimentos adquiridos ao longo da trajetória acadêmica”, destaca a coordenadora do curso, Anaís Bertoni. Para ela, o workshop é importante porque aproxima os estudantes de problemas relacionados à área. “A ideia do projeto é que o aluno vivencie o contexto de sua profissão e a realidade do mercado de trabalho por meio de experiências diferenciadas de aprendizagem”, enfatiza.

O workshop tem como objetivo realizar uma experiência prática com os estudantes. “A partir de uma demanda real, trazida por um parceiro, os alunos desenvolvem, no prazo de 5 dias, uma campanha publicitária para um cliente, neste caso uma nova marca de calçados aqui do Vale do Sinos, a Aly554”, explica Letícia, uma das professoras responsáveis pela atividade.

Crédito: Janaína Costa

O evento, que já está em sua quarta edição em Porto Alegre, acontece pela primeira no Campus São Leopoldo, na Galeria Cultural da Biblioteca. “Durante o workshop, os alunos são desafiados a desenvolverem uma campanha para uma marca local, nossa ideia é aproximar o curso das empresas da região e oferecer uma experiência próxima do que o mercado exige, nas perspectivas de compreensão e elaboração de soluções de publicidade e propaganda”, destaca a professora.

O passo a passo

Na segunda-feira, os estudantes receberam o briefing. A atividade contou com a presença do cliente, que passou os detalhes da proposta que esperava receber. Na terça-feira, o diretor de criação da Comunicação Simples, irá participar do encontro para auxiliar os alunos na orientação criativa do trabalho. Na quarta-feira os estudantes produzirão as imagens da campanha, em parceria com a professora e também organizadora do evento, Márcia Molina.

Crédito: Janaína Costa

Na quinta-feira, transcorrida mais da metade do workshop, a professora Letícia fará o fechamento das atividades e organizará a apresentação do trabalho para o dia seguinte. Na sexta-feira, último dia do evento, os estudantes farão a apresentação da campanha ao cliente, que retornará à Unisinos junto com o representante da agência de publicidade da Comunicação Simples. A equipe que criar a campanha vencedora terá sua peça veiculada em uma revista da região.

Sobre o produto

A Aly554 é uma empresa de Novo Hamburgo que está se preparando para entrar no mercado. Os calçados são desenvolvidos com foco no conforto no estilo platform sneakers style.

Os modelos serão todos produzidos na cor branca, em um primeiro momento, com fechamento em cadarço ou velcro. Um diferencial da marca são as aplicações de enfeites e pingentes nos sapatos. Graças à parceria com a empresa Renus – Soluções em Metais e Plásticos, que tem mais de 50 anos de história, e cerca de 50 mil itens já produzidos.