#tánamão, um projeto criado por alunos

Estudantes dos cursos de PP e da Comunicação Digital contribuem para a conscientização da importância de lavar as mãos

Crédito: Divulgação

No dia 5 de maio é comemorado o Dia Mundial da Higiene das Mãos. Visando essa data, em uma parceria com o serviço de controle de infecção hospitalar do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre (HPS), alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda e Comunicação Digital desenvolveram o projeto #tánamão, para destacar a importância de higienizar as mãos para evitar infecções.

A campanha foi realizada em 2019/2, todo o material produzido já está em circulação. Os estudantes criaram um mascote para o setor, a campanha sinalética do hospital, formada por adesivos, placas e outros materiais além de imagens, stickers, e filtros para Instagram e Whatsapp.

Crédito: Divulgação

O professor da Escola da Indústria Criativa, Guilherme Caon, conta que a iniciativa surgiu a partir de uma aluna da graduação em Enfermagem, Ariadne Schmidt. “Ela veio até a coordenação do curso perguntando se havia espaço para criarmos uma campanha para o Dia Mundial de Higiene das Mãos”, lembra o professor.

Ariadne que, além de aluna do curso de Enfermagem, é estagiária do HPS, comenta que, após a tarefa ser aceita, ela e enfermeira do controle de infecção hospitalar, Marcelle Schettert, foram até a Unisinos. “Fomos mostrar nossa realidade, nosso objetivo com a campanha e como poderíamos melhorar a adesão dos profissionais a higiene das mãos”.

Crédito: Divulgação

A estudante acredita que o desafio de desenvolver uma ação dessa importância no sentido da saúde agregou muito no desenvolvimento profissional dos alunos. “Essa parceria da Indústria Criativa com enfermagem, área de saúde, e Hospital Público, acredito que tenha somado muito para eles”, afirma.

Já o professor Guilherme acredita que ao colocar os estudantes a produzir materiais com as quais eles não estão acostumados, esse tipo de trabalho faz com que todos tenham que adicionar técnicas criativas e de gestão ao seu arsenal. “Novos ângulos também aparecem para o pessoal da área da saúde, pois eles enxergam a criação e produção de materiais comunicacionais acontecer de uma maneira mais profissional. E, para todos, essa é uma oportunidade de conviver com gente nova, aumentar seu espírito de equipe, e ver que com empatia seu trabalho pode ir muito além”, finaliza o professor.