Semana do Meio Ambiente Unisinos traz ação solidária

Crédito: Divulgação

Os cursos de Engenharia Ambiental e Gestão Ambiental realizam a sua Semana do Meio Ambiente 2021. Este ano o evento será inteiramente online, tendo início no dia 31 de maio, às 17h. Todas as noites serão divididas entre minicursos que acontecem das 17h às 19h, seguido de palestras com início às 19h30.

O último dia do evento traz uma premiação ao vivo para os participantes, em parceria com Virando Terra e O Perito. O sorteio será transmitido no perfil do Instagram do DAEAmb no dia 05/06, realizado através do site Sorteiogram. Para concorrer ao sorteio, clique aqui.

A semana conta com uma agenda diversa, apresentando uma série de temas relevantes ao meio ambiente. Entre os assuntos abordados está o Papel do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, o desenvolvimento sustentável, e uma noite cheia de inspiração para os formandos ouvirem relatos de experiências de egressos da Engenharia Ambiental.

A coordenadora dos cursos de Engenharia Ambiental e Gestão Ambiental, Amanda Kieling, chama atenção para a urgência desse tema para o planeta: “Evoluir de forma sustentável é um dos maiores desafios da sociedade contemporânea, pois estamos consumindo mais que a capacidade de regeneração do planeta”.

Amanda explica que por isso se torna tão pertinente investir na educação coletiva. “Em prol de uma maior racionalidade ambiental e na formação de profissionais capacitados tecnicamente para atuar de forma preventiva quanto a prováveis impactos ambientais negativos”, alerta a coordenadora e, também, explica que a Semana do Meio Ambiente está comprometida com estas duas frentes, oferecendo palestras de formação técnica para os estudantes da área, e promovendo a discussão de temáticas relevantes para toda a sociedade.

O evento gratuito é direcionado para o público geral e oferece certificado de participação. Para ver a agenda da semana e se inscrever, clique aqui.

Além do evento online, a Semana do Meio Ambiente Unisinos traz na sua programação uma ação solidária junto à comunidade. Amanda conta que este já é o terceiro ano que a ação acontece: “Em 2019 fizemos um trashtag, limpando uma área próxima à Estação Unisinos. Em 2020, fizemos uma campanha para arrecadar cestas básicas que foram distribuídas às centrais de triagem de resíduos em São Leopoldo”. A ação para 2021 consiste em arrecadar recursos para produzir 300 porções de sopa na Ocupação Justo, que abriga mais de 2.500 famílias. Os ingredientes serão adquiridos da Agricultura Familiar com objetivo de contribuir também para este modelo de negócio.