Rede Urbanismo X Corona

Professores e estudantes atuam juntos para apoiar as comunidades em situação de risco

Crédito: Divulgação

Por meio dos Escritórios Modelos de Arquitetura e Urbanismo (Emaus) e do Atelier de Projeto VI – Habitação Social Sustentável, o curso de Arquitetura e Urbanismo está participando do Rede Urbanismo X Corona – núcleo RS. Trata-se de uma Rede nacional que possui núcleos estaduais atuando em grande parte do território brasileiro, desde o início da pandemia.

O objetivo geral do núcleo RS é atuar de forma crítica e em resposta à pandemia do novo coronavírus no estado, mapeando e atendendo as demandas das comunidades; a comunicação e distribuição de recursos, especialmente para os territórios sem apoio; a articulação de amplos setores da sociedade, com foco especial na comunidade dos trabalhadores; o planejamento de ações de médio e longo prazo para ampliar a capacidade de resposta da sociedade contra o vírus e outras epidemias e sua resiliência em geral.

A coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Débora Becker, conta que as atividades que serão realizadas por professores e alunos se concentrarão nas ações de mapeamento e atendimentos das demandas, principalmente das populações vulneráveis que já possuem um envolvimento com a Unisinos. “Como já atuamos junto a essas comunidades, a ideia nesse primeiro momento é contribuir com levantamentos já realizados dessas populações, entrar em contato com as necessidades emergenciais para o enfrentamento à pandemia e contribuir com a prospecção de doações”.

Crédito: Divulgação

Débora espera, após contribuir com essas ações emergenciais, continuar na Rede para que se possa trabalhar e contribuir com ações de médio e longo prazo. “A principal missão da Rede Urbanismo X Corona é promover a garantia dos direitos à saúde das populações vulneráveis através das cidades e das habitações”, finaliza a coordenadora.