Movimento de revitalização de Porto Alegre reúne voluntários neste sábado

Atividades ocorrem na Praça do Postão do IAPI

Crédito: Getty Images

Um mutirão de voluntários vai transformar a Praça do Postão do IAPI em um lugar ainda melhor para a comunidade. Neste sábado, 02 de setembro, acontecerá o Hackmimimi, a continuação do Hackstreet que ocorreu em julho e desafiou estudantes de Ensino Médio a proporem ideias para a cidade.

O Hackmimimi é uma iniciativa da Unisinos, em parceria com a Smile Flame. A proposta da atividade é melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio de intervenções criativas no espaço público. A primeira etapa incentivou os alunos a pensarem em formas de mudar a realidade da praça, frequentada por pessoas que aguardam atendimento no Centro de Saúde do IAPI. “A Unisinos está sendo o catalizador, o Hub para que a gurizada de Ensino Médio pense seu papel na sociedade”, comenta a coordenadora de Marketing e Relacionamento da Unidade Acadêmica de Graduação, Débora Martini.

Agora é hora de colocar as ideias em prática. A partir das 13h de sábado, os alunos, suas famílias e toda a comunidade estão convidados para fazer reparos e melhorias na praça, além de curtir o sábado com algumas atrações. “Será um evento que unirá muita gente com vontade de mudar e que irá transformar a realidade de um local e das pessoas que usam esse espaço. Tudo isso com um clima incrível de confraternização e diversão”, afirma Gabriel Dias, dreamer da Smile Flame.

Uma das atrações, em especial, incentivará a comunidade a espalhar cultura. Será a transformação de uma geladeira em biblioteca, que funcionará de forma colaborativa. Qualquer pessoa poderá retirar um livro; a única orientação é que o devolva depois da leitura ou deixe outro em troca.

A Geladeira Literária está no Campus Porto Alegre da Unisinos, para quem já quiser abastecê-la. No dia do Hackmimimi, quem doar um livro ganhará um ímã.

Confira algumas das atividades:

• Instalação de pallets e redes para descansar;
  • Construção de uma horta comunitária;
  • Transformação de uma geladeira em biblioteca aberta;
  • Música ao vivo;
  • Food bikes;
  • Feirinhas.

Para participar, basta comparecer ao local, não é preciso inscrição. Confirme presença no evento do Facebook e fique por dentro das novidades.

Serviço:

O que: Revitalização voluntária de área pública

Onde: Praça do Postão do IAPI – Rua Três de Abril, 90 – Passo d’Areia, Porto Alegre

Quando: 02/09, a partir das 13h