Programa Esporte Integral é vencedor do Top Cidadania

Prêmio reconhece o trabalho social feito pela iniciativa

Crédito: Rodrigo W. Blum

O Programa Esporte Integral (PEI) está entre os vencedores do prêmio Top Cidadania, promovido pela ABRH-RS, integrante do Sistema Nacional ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos). A iniciativa foi contemplada na categoria Organização, concedida a empresas e instituições sem fins lucrativos que desenvolvem projetos de investimento social voltados à comunidade.

Para o coordenador do programa, Augusto Dotto, o reconhecimento traduz “a valorização de um trabalho de 28 anos, consolidado não só no município, mas também como referência regional. Significa o reconhecimento da qualidade, bandeira que levantamos sempre e que faz toda a diferença em nossos serviços ofertados”.

O gerente de Ação Social da Unisinos, Nestor Pilz, complementa: “Ter o PEI como vencedor do prêmio Top Cidadania é o resultado da visibilidade que o projeto tem na comunidade, possuindo sempre como eixo norteador a inclusão social dos seus participantes através do esporte integral”.

Entre os critérios de avaliação, os que somaram mais pontos a favor do PEI, de acordo com Augusto, foram: parcerias, tanto com o poder público quanto com outros atores da sociedade, como empresas, clubes, associações comunitárias e escolas; participação coletiva na tomada de decisões e no planejamentos das atividades; inovação nas práticas realizadas, tendo sempre a qualidade como fator fundamental; organização da gestão do programa.

A cerimônia de premiação será no dia 27 de setembro. Mais informações no site.

Uma história de impactos positivos

Premiado pela primeira vez no Top Cidadania, o PEI já recebeu outras distinções, como o Prêmio Nike Esporte Pela Mudança Social, em 2009. Com ações voltadas ao atendimento da comunidade desde 1988, o programa acolhe crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos, residentes do município de São Leopoldo, oferecendo atividades esportivas, recreativas e ligadas à percussão e à dança.

Quem conhece bem a história do programa é Denner Almeida, que tem 23 anos e está no PEI há 17. Ele começou no Baturidança e realizou atividades esportivas até os 16, seguindo apenas com a dança até 2014 e tornando-se estagiário logo depois. Hoje cursa Educação Física (licenciatura e bacharelado) e atribui a escolha profissional à experiência que teve no PEI, tanto como participante quanto como educador.

“Tenho o PEI como referência, reconheço sua trajetória, acredito na diferença que ele causa”, afirma Denner. “Vejo a importância desse prêmio [Top Cidadania] em saber que estamos fazendo o certo, que somos uma equipe com objetivos e sonhos sendo realizados e que, a cada dia que dedicamos ao projeto, o PEI está dando resultado, não apenas pelos prêmios, mas pela evolução dos educandos no projeto e em suas vidas.”

Saiba mais sobre o PEI no site.