Formando empreendedores para o mundo

Na última sexta-feira, 6/11, aconteceu o lançamento do livro que conta a história de egressos da Graduação em Administração - Gestão para Inovação e Liderança (GIL)

Um livro que reúne as mais variadas histórias de empreendedorismo foi lançado na última sexta-feira, 6/11, no Nós Coworking, em Porto Alegre. A publicação faz parte da Graduação em Administração – Gestão para Inovação e Liderança (GIL), da Unisinos e mostra o que acontece com os alunos no mercado de trabalho depois da formatura. Para o diretor da Unidade Acadêmica de Graduação e primeiro coordenador do GIL, professor Gustavo Borba, o curso é um sonho realizado. “É feito por muitas mãos, mas lá no início foi pensado por cinco ou seis pessoas. E eu tenho muito orgulho de ter ajudado a construir o curso”, ressalta.

O lançamento do livro foi marcado por um Painel sobre Empreendedorismo, mediado pelo aluno egresso do GIL, Diogo de Souza. A painelista, Mônica Carpes, idealizadora da VegAmor, dividiu um pouco de sua experiência como empreendedora. Na sequência, o diretor de Adesivos, Vedantes e Elastômeros do Grupo FCC, Marcelo Reichert, falou sobre intraempreendedorismo. “Empreendedorismo é a incansável busca e desenvolvimento de oportunidades independente de recursos disponíveis. Tenha paciência, escolhas as oportunidades certas e aprenda a dizer não”, afirmou.

O painel ainda contou com a participação do fundador do Nós Coworking, Walker Massa. O empresário falou sobre suas experiências e dos desafios enfrentados na vida profissional. Ele disse que sempre quis ser um empreendedor e destacou que desde o início de qualquer investimento é preciso considerar que há uma enorme possibilidade de ter falhas. “É preciso ter uma relação com pessoas diferentes. Estar disposto a ser questionado. Empreendedorismo é um estado de espírito. É a capacidade que se tem de vencer desafios”, concluiu.

Após o Painel, foi oferecido um coquetel ao público em um espaço para autógrafos. A autora do livro, Janaína Lemos Becker, que também é coordenadora da graduação ao lado do professor Marcelo Jacques Fonseca, destacou que a obra representa um trabalho feito por muitos, em cujas histórias estão muitas mentes, muitas mãos e corações. “A obra deveria assumir a definição de empreendedor que é não só aquele que abre a sua empresa, mas aquele que identifica a oportunidade nas organizações”, afirmou.

A obra “Inovação e Liderança: 10 Histórias de Empreendedorismo” reúne relatos de egressos das três primeiras turmas do curso (2003, 2004 e 2005). Mais informações sobre o curso no site da Unisinos.