Estratégias de ensino em Medicina

Professor da Unicamp ministra capacitação para docentes da Escola de Saúde

PÂMELA OLIVEIRA
25 de Novembro de 2016 - 16:14 | Atualizado: 25 de Novembro de 2016 - 16:56

Com a confirmação da oferta de Graduação em Medicina, a Universidade vem intensificando suas estratégias de ensino e qualificação na área da saúde. Como parte desse plano de ação, docentes da Unisinos participaram de uma capacitação, nesta sexta-feira, 25 de novembro, ministrada pelo professor Marco Antonio de Carvalho, que leciona na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

[Estratégias de ensino em Medicina

Com sólida formação em educação médica, Marco Antonio falou aos participantes do encontro sobre três estratégias de ensino em medicina: desenvolvimento de empatia; uso de plataformas virtuais para engajamento e aprendizagem; e avaliação 360º do aluno.

A capacitação ocorreu na Sala Conecta (Campus São Leopoldo) e contou com a presença de docentes da Medicina e de demais cursos da Escola de Saúde. “Este é um momento para termos uma integração maior entre os colegas, para crescermos e praticarmos o trabalho em equipe”, comentou a professora Ana Claudia Tonelli, que participou da organização da atividade e já realizou outras ações dentro desse mesmo propósito na Instituição, como a preparação para o uso do ultrassom em sala de aula.

A conferência também possibilitou o diálogo sobre formação docente, que é “uma preocupação constante e um assunto tratado com seriedade pela Unisinos na busca da excelência acadêmica e humanística de seus profissionais”, conforme afirmou Ana Claudia.

De acordo com a coordenadora do curso de Medicina, professora Nêmora Barcellos, a capacitação foi mais uma amostra de que a Universidade está no caminho certo. “O que trabalhamos hoje nesta atividade tem uma concordância muito grande com o projeto de graduação que estamos construindo ao longo de anos. O conhecimento compartilhado aqui colabora para entendermos as características do curso e o perfil do profissional que vamos formar”, concluiu Nêmora.

O processo seletivo para a Graduação em Medicina está previsto para janeiro de 2017; as aulas, para fevereiro do mesmo ano. Fique atento às novidades pelo site do Vestibular.