Estratégias de ensino em Medicina

Professor da Unicamp ministra capacitação para docentes da Escola de Saúde

Crédito: Roberto Caloni

Com a confirmação da oferta de Graduação em Medicina, a Universidade vem intensificando suas estratégias de ensino e qualificação na área da saúde. Como parte desse plano de ação, docentes da Unisinos participaram de uma capacitação, nesta sexta-feira, 25 de novembro, ministrada pelo professor Marco Antonio de Carvalho, que leciona na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Com sólida formação em educação médica, Marco Antonio falou aos participantes do encontro sobre três estratégias de ensino em medicina: desenvolvimento de empatia; uso de plataformas virtuais para engajamento e aprendizagem; e avaliação 360º do aluno.

A capacitação ocorreu na Sala Conecta (Campus São Leopoldo) e contou com a presença de docentes da Medicina e de demais cursos da Escola de Saúde. “Este é um momento para termos uma integração maior entre os colegas, para crescermos e praticarmos o trabalho em equipe”, comentou a professora Ana Claudia Tonelli, que participou da organização da atividade e já realizou outras ações dentro desse mesmo propósito na Instituição, como a preparação para o uso do ultrassom em sala de aula.

A conferência também possibilitou o diálogo sobre formação docente, que é “uma preocupação constante e um assunto tratado com seriedade pela Unisinos na busca da excelência acadêmica e humanística de seus profissionais”, conforme afirmou Ana Claudia.

De acordo com a coordenadora do curso de Medicina, professora Nêmora Barcellos, a capacitação foi mais uma amostra de que a Universidade está no caminho certo. “O que trabalhamos hoje nesta atividade tem uma concordância muito grande com o projeto de graduação que estamos construindo ao longo de anos. O conhecimento compartilhado aqui colabora para entendermos as características do curso e o perfil do profissional que vamos formar”, concluiu Nêmora.

O processo seletivo para a Graduação em Medicina está previsto para janeiro de 2017; as aulas, para fevereiro do mesmo ano. Fique atento às novidades pelo site do Vestibular.