Dia Internacional da Mulher

ESPECIAL

Neste domingo, 8/3, é celebrado o Dia Internacional da Mulher. A data serve para refletir sobre o papel da mulher na sociedade, as lutas contra a opressão e a desigualdade de gênero.

Você já ouviu falar de Bertha Von Suttner? Bertha foi uma escritora austro-húngara, autora do livro Lay Down Your Arms (Abaixe Suas Armas). Ela foi a primeira mulher da história a ganhar um prêmio Nobel da Paz, em 1905, como escritora e presidente honorária do Gabinete Internacional Permanente para a Paz. Desde então, apenas outras 17 mulheres receberam o prêmio. Números que demonstram o quanto ainda é preciso avançar no assunto.

No Brasil, as mulheres representam 51,7% da população, mas a taxa de desemprego entre elas é maior do que em comparação aos homens. No país, uma mulher registra agressão sob a Lei Maria da Penha a cada 2 minutos. Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - Pnad do IBGE e da plataforma Violência contra as Mulheres em Dados que refletem a importância de discutir sobre essa realidade brasileira.

Para entender o que mudou desde o século XX e o que é preciso evoluir, preparamos um Podcast sobre o assunto com as professoras: Aurélia Melo da Escola de Gestão e Negócios; Fernanda Hampe Picon da Escola de Saúde; e Maria Alice Rodrigues da Escola de Direito. Confira: