Como será a sala de aula do futuro?

O tema foi discutido durante o Café Conecta em Porto Alegre

Crédito: Roberto Caloni

Nesta manhã, 24/11, o futuro da sala de aula foi discutido durante o Café Conecta em Porto Alegre. Participaram professores do Ensino Médio de escolas da capital e Grande Porto Alegre. O evento aconteceu na Sala Santander no campus Unisinos.

Crédito: Roberto Caloni

Na abertura do encontro, a gerente dos cursos de Licenciatura, Laura Zen destacou a tradição da universidade em excelência acadêmica e falou sobre a importância de discutir o futuro na educação.

“De nada adianta ter uma sala de aula flexível e um professor rígido. É preciso pensar sala de aula como um campus estendido. Novas possibilidades de enxergar o mundo que não seja só pela prática”, ressaltou.

Após, aconteceu a palestra ministrada pela professora da Graduação em Letras e em Administração – Gestão para Inovação e Liderança Unisinos, Aline Jaeger. “Sala de aula do futuro não é um prédio, não é uma estrutura”, enfatizou.

Crédito: Roberto Caloni

Ela também abordou a importância do relacionamento com os alunos na sala de aula e se pensar sobre o motivo de ser professor. “Precisamos nos relacionar. No que nossos alunos são competentes? A gente não sabe. Só sabemos as matérias que eles não são competentes. Se a gente não tiver uma relação humanizada, nós perdemos”, concluiu.

Depois do encerramento da palestra, os professores fizeram uma visita acompanhada às obras de ampliação do Campus na capital. O diretor do Campus Unisinos Porto Alegre, Cristiano Richter e o direto da Unidade de Graduação, Gustavo Borba falaram sobre o empreendimento e os planos da universidade para os próximos anos na cidade.

Café Conecta Porto Alegre 2016