Alunos desenvolvem pesquisa sobre os desafios no Home Office

Crédito: Divulgação

Alunos da atividade acadêmica de Pesquisa de Mercado, dos cursos de Publicidade e Propaganda e Relações Públicas da Unisinos, realizaram a pesquisa Home Office PP, com o objetivo de compreender o contexto profissional de publicidade a partir da realidade de home office potencializado pela pandemia. O processo foi realizado em três etapas. Primeiro a turma fez uma pesquisa desk, buscando pesquisas já realizadas sobre o tema. Em seguida, desenvolveu uma abordagem quantitativa por meio de um questionário de autopreenchimento que foi divulgado em parceria com a ARP (Associação Rio-Grandense de Propaganda). Por fim, foi feita uma etapa qualitativa onde foi possível aprofundar os temas saúde mental e hábitos de consumo na pandemia.

A etapa quantitativa contou, primeiramente, com 214 profissionais entrevistados, dos quais 205 vivenciam ou já vivenciaram o contexto de home office durante a pandemia. A abordagem contou com questões a respeito do processo de home office, desde a adaptação, o auxílio oferecido pelas empresas, os comportamentos de consumo até o impacto na saúde mental dos entrevistados. Essa etapa teve início no mês de setembro e foi finalizada no mês de outubro de 2020.

Para completar a pesquisa, os alunos desenvolveram uma etapa qualitativa. Novamente, profissionais de comunicação, que estão trabalhando em home office, foram abordados por meio de uma entrevista em profundidade. As entrevistas foram realizadas através de plataformas digitais e transcritas para posterior análise.

De uma maneira geral a pesquisa trouxe resultados interessantes sobre a adaptação ao contexto do home office ocasionado pela pandemia. Além disso, foi uma forma diferente de desenvolver as competências da atividade acadêmica. A pesquisa foi desenvolvida sob orientação da professora Taís Flores da Motta e em parceria com a ARP, cuja plataforma de conexões promove o conhecimento e a aproximação entre as pessoas que atuam no mercado da comunicação e criatividade.

Confira os resultados da pesquisa:

Crédito: Divulgação

Quando questionados a respeito de seu comportamento de consumo:

Crédito: Divulgação

Quando abordados sobre como se sentiam em relação à sua produtividade:

Crédito: Divulgação

Home office em período de pandemia:

Crédito: Divulgação

A pesquisa evidenciou números significativos em relação ao vínculo comunicacional e de feedback com os colegas de trabalho:

Crédito: Divulgação

No aspecto Saúde Mental no home office, a pesquisa mostrou resultados consideráveis: