Engenharia Civil em semana comemorativa

Atividades marcam os 40 anos da Graduação e 10 anos do Programa de Pós-Graduação do curso

Crédito: Dani Villar

Uma série de atividades marca a semana em comemoração aos 40 anos da Graduação e os 10 anos do Programa de Pós-Graduação do curso de Engenharia Civil da Unisinos. Na programação, visitas técnicas, palestras, homenagens e a tradicional Competição Estudantil de Pontes de Bambu. As ações acontecem nos campi Porto Alegre e São Leopoldo.

Na noite desta terça-feira, 7 de novembro, aconteceu uma visita guiada no Campus Porto Alegre. Na oportunidade, os alunos do Campus São Leopoldo visitaram as instalações da Torre Educacional e o Teatro Unisinos. O diretor do Campus Porto Alegre, Cristiano Richter ministrou uma palestra em que falou sobre a evolução da construção na capital e dividiu experiências vivenciadas durante o processo, como o baixo impacto da obra no entorno.

“Na época, eu tive a felicidade de ser designado para liderar esse empreendimento. Colocamos uma diretriz de racionalização de todo o projeto. E isso permitiu que a gente reduzisse custos e ganhasse no tempo. Geralmente, uma obra desse porte precisa de seis meses só para implantar a operação. Nós conseguimos fazer isso em paralelo. Tínhamos o comitê da obra e o comitê de operação da Unisinos trabalhando ao mesmo tempo”, ressaltou.

Cristiano também destacou o Espaço Unisinos, um local de convivência, conexão e serviços de conveniências divididos em dois andares, ao lado da Torre Educacional. Ele falou da importância de um espaço com referências internacionais para atender a comunidade acadêmica e o público em geral. “O aluno também pode aprender muito em um momento de interação com o professor fora da sala. O Espaço Unisinos possibilita isso”, e acrescentou a visão sustentável do projeto. “As paredes verdes, além de um conforto de estética, é um requisito da gestão ambiental”, concluiu.

A visita guiada no Campus Porto Alegre também contou com a participação da coordenadora do PPG em Engenharia Civil da Unisinos, Luciana Paulo Gomes. As atividades comemorativas seguem até a próxima quinta-feira, 9 de novembro. E se você ficou interessado em participar, a programação completa está disponível em unisinos.br/eventos.

Uma ponte para reforçar o aprendizado

Dentro da semana comemorativa aos 40 anos da Graduação e 10 anos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Unisinos, acontece a III Competição Estudantil de Pontes de Bambu. O evento ocorre nos dias 9 e 10 de novembro, no Auditório Central, Campus São Leopoldo.

Crédito: Dani Villar

A competição busca fazer parte de um sistema integrado de ensino e aprendizagem, promovendo um acréscimo na consciência do mundo real quando o assunto principal é o de problemas de engenharia. Os acadêmicos são motivados a inovar e praticar o senso de profissionalismo da peculiar concorrência, assim como usar os recursos da forma mais eficiente.

Durante a disputa, os alunos participantes são orientados a projetar e construir um modelo em escala reduzida de uma ponte, a partir da união estratégica de palitos de bambu, com formato livre. A atividade vale horas complementares para todos os participantes, conforme previsto no curso de Graduação em Engenharia Civil.

Confira a programação completa em unisinos.br/eventos.