Curso de Design da Unisinos comemora 10 anos em Porto Alegre

Evento contou com a presença do designer italiano Flaviano Celaschi

Crédito: Roberto Caloni

Uma série de atividades marcou esta quinta-feira para comemorar os 10 anos do curso de Design, no Campus Unisinos Porto Alegre. Com o intuito de reunir egressos, alunos e professores que fizeram parte da trajetória do curso, os coordenadores Fabrício Tarouco e Leandro Miletto Tonetto ministraram à tarde um workshop, seguido pela palestra do designer italiano e co-fundador da antiga Escola de Design da Universidade, Flaviano Celaschi.

Crédito: Roberto Caloni

“Este é um momento muito gratificante, começamos como uma aposta, uma experiência. Nós somos um curso que nasceu para ser inovador, então a nossa tentativa é estar sempre se atualizando. Um dos próximos passos é levar o curso de design para o Campus São Leopoldo”, contou Tarouco.

O decano da Escola de Indústria Criativa, Carlo Franzato, relembrou a trajetória do curso de design e os resultados alcançados. “Foram 10 anos de muito trabalho, 10 anos que são nossos, este prédio da Unisinos Porto Alegre é nosso, este conceito de Universidade que estamos levando para Porto Alegre é nosso”, disse emocionado.

Crédito: Roberto Caloni

Flaviano Celaschi iniciou sua fala contando um pouco da história da fundação da Escola de Design da Unisinos e a parceria formada entre o corpo docente e a Escola Politécnica de Design de Milão, iniciada em 2004 com uma visita técnica à Itália. No mesmo ano, uma visita de Celaschi a Porto Alegre teve o objetivo de mapear o sistema de design na região e engajar as empresas a formarem parcerias com a Universidade.

Na sequência, Flaviano Celaschi abordou o futuro da profissão, lembrando que o profissional do amanhã não pode se limitar a conhecer somente a sua área, mas deve ter um conhecimento interdisciplinar. “Se você pensa que é designer, sabendo apenas de design, não teremos um futuro”, enfatizou. O palestrante lembrou também que a profissão vive um momento muito importante, já que a tecnologia e os sistemas industriais estão criando novos paradigmas.

“Pensamos no design de um magnífico cortador de pizza, mas esquecemos que muitas pessoas no mundo não tem uma pizza para comer, não tem nada para comer”, ressaltou ao lembrar que as visões empregadas pelos profissionais, muitas vezes deixam despercebidas as necessidades sociais no mundo, e que essa é uma realidade a ser transformada.

Celaschi destacou que os moldes que fundaram o design mudaram, e que hoje a profissão transformou-se em uma cultura, já que cada indivíduo carrega sua própria vivência e que isso influencia positivamente nos resultados do trabalho. “Se dois engenheiros executam o mesmo projeto e atingem um mesmo resultado, então está correto. Se dois designers fazem o mesmo trabalho e conseguem o mesmo resultado, então existe algo de errado no processo”, sinalizou.

Ficou interessado em saber mais sobre o curso de Design? Outras informações no site da Unisinos.