Anjos da Madrugada

Grupo ajuda a amenizar o sofrimento de quem vive na rua

Ser solidário é sempre bom. E não precisa ser Páscoa ou Natal para se fazer o bem. Com esse pensamento, um grupo de funcionários/estudantes da Unisinos resolveu integrar o projeto Anjos da Madrugada, que distribui comida e material de higiene para moradores de rua e casas de caridade, que abrigam essas pessoas. O grupo se inspirou no trabalho realizado pelo EJU – Encontro de Jovens Universitários, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, inspirado por outro grupo, já desenvolve uma ação semelhante, em Novo Hamburgo.

O projeto funciona desde outubro e, semanalmente, a equipe sai para entregar comida aos moradores de rua e palavras de motivação. O projeto já encaminhou 20 pessoas para internação em clínicas gratuitas da região. Além disso, o grupo mapeou em torno de outros 35, que permanecem nas ruas do município de São Leopoldo e que eles tentam ajudar com gestos de solidariedade e conscientização.

Funcionário da Unisinos e aluno do curso de Logística Cristian Lottermann conta que o que o levou a fazer parte do projeto foi sua percepção sobre as necessidades pelas quais os moradores de rua passam. “É um uma experiência diferente de vida, sobre uma realidade que não conhecemos”, ressalta.

“Ao contrário do que muitas pessoas pensam, eles têm muito a nos ensinar, pois são solidários uns com os outros, tiram forças de onde não têm e nos lembram de dar valor às pequenas coisas. Por isso me sinto imensamente feliz e agradecida a Deus por poder participar do Anjos”, complementa Tamara da Silva, que também trabalha na universidade e cursa Administração.

Deise Sprenger, estudante do curso de Engenharia de Produção e uma das fundadoras do projeto em São Leopoldo, destaca que muito mais do que estender a mão ao próximo, ser solidário envolve o sentimento de caridade e fraternidade. “É necessário levar de comer às pessoas que passam fome, mas o carinho e a palavra alimentam a alma”, conclui.

Unindo forças

Quem gostou da iniciativa e deseja fazer parte dessa corrente do bem, pode entrar em contato com o grupo, pela página Anjos da Madrugada, no facebook e se tornar um voluntário. Outra forma de somar forças ao trabalho desta equipe é doando alimentos ou material de higiene.

Os pontos de coleta das doações são os postos de cada escola (B09/C02/D01/D06/E01/E07/E12) e o Atendimento Unisinos.