Copa Unisinos movimentou o Campus São Leopoldo

30ª edição do torneio reuniu diversas culturas a partir do esporte

Crédito: Juliana Borgmann

No dia 19 de outubro, começou a 30ª Copa Unisinos no Campus São Leopoldo. Sentados nas arquibancadas ou praticando seus esportes nas quadras, os atletas trouxeram diferentes culturas e sotaques para o Centro de Esporte e Lazer.

A Cerimônia Oficial de Abertura reuniu as 20 delegações participantes do evento. A comunidade acadêmica da Unisinos e integrantes das universidades visitantes prestigiaram a solenidade. A 30ª edição do torneio seguiu até domingo, 22, dia em que ocorreram as finais das modalidades coletivas.

O torneio, que tem o intuito de promover o convívio, a confraternização e o esporte universitário, estimulou a troca de experiências através do intercâmbio estudantil. Com isso, contou com a participação de delegações do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e do Uruguai.

Na 30ª Copa Unisinos, os atletas competiram nos seguintes esportes: Atletismo; Basquete; Futebol de Campo; Futsal; Handebol; Judô; Jiu-Jitsu; Rugby; Tênis de Mesa; Vôlei de quadra e areia. Além das práticas esportivas, o torneio ainda propôs atividades culturais e pesquisas acadêmicas.

Crédito: Juliana Borgmann

Evento reuniu diferentes culturas

Para a estudante da Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM, Karina Kuznetzow, a oportunidade de jogar a competição é uma experiência incrível. “Vir para o Rio Grande do Sul, conhecer novas culturas, conversar com pessoas de outros lugares, é muito bom”, comentou. A viagem até o estado gaúcho criou ainda mais expectativas para a paulista. “Foram horas de ônibus até chegar aqui. A gente realmente quis participar do torneio”, pontuou.

Alexandre Inoue, da Universidade de São Paulo – USP, a preparação para o torneio começou cedo. “A gente espera o ano inteiro para participar da Copa Unisinos. Treinamos muito para nossos nomes estarem entre os jogadores selecionados na lista de convocação”, contou.

A uruguaia Georgina Balbeito, estudante da Universidad de la República – UDELAR, contou que o treinamento foi intenso para o torneio. “Nos últimos meses, a gente praticava três vezes por semana. Dois dias de exercícios práticos e um de físico”, afirmou. A jogadora de handebol também contou que participar da Copa Unisinos é uma experiência única. “Creio que é uma oportunidade de unir diferentes culturas a partir do esporte. Participar da copa é muito bom”, finalizou.

Educação Física

O curso de Graduação em Educação Física une o estudo de práticas esportivas com matérias de Fisioterapia e Psicologia. Com isso, o estudante aprende os movimentos, funcionamentos e características do corpo humano. As aulas ocorrem no Centro de Esporte e Lazer – CEL, um complexo formado por ginásios, salas de ginástica e musculação, campos de futebol e pistas de atletismo. Você pode escolher entre a modalidade de Bacharelado e Licenciatura nesta graduação. Para saber mais sobre este e outros cursos que estão com inscrições abertas para o Vestibular Unisinos, clique aqui.