Conheça e participe do evento que dá visibilidade para trabalhos científicos

Pesquisa + colocará em pauta a pesquisa na Universidade

Crédito: Divulgação

Entre os dias 3 e 6 de junho, acontecerá o Pesquisa +, evento voltado para a apresentação e discussão de pesquisas produzidas na Unisinos nos diferentes níveis de ensino. A primeira edição terá como temática “Pessoa, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo”, fortalecendo os diferentes princípios que englobam a Universidade.

“É preciso dar visibilidade ao investimento que a Universidade faz em pesquisa, congregando os diferentes níveis de ensino. O Pesquisa + fortalece a pesquisa, a formação de pessoas e coloca em evidência as soluções tecnológicas e empreendedoras que são geradas na Universidade e que estão à disposição da sociedade”, afirmou a Diretora Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação, Dorotea Kersch.

Ciência, tecnologia, produto e solução inovadora a serviço da sociedade são alguns dos assuntos que articularão a relação entre universidade e sociedade, a fim de promover um espaço de compartilhamento de ideias e soluções por meio das diversas atividades de programação.

Entenda o Pesquisa +

O evento é dividido em dois momentos distintos, porém com a mesma finalidade: XXVI Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica e I Encontro de Pesquisa, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo.

Saiba como funciona cada etapa

XXVI Mostra Unisinos de Iniciação Científica e Tecnológica: momento voltado para a popularização da pesquisa científica realizada por estudantes de Iniciação Científica e Tecnológica, dando-lhes a oportunidade de divulgar seus resultados e perspectivas para novos estudos. As inscrições para a submissão dos resumos iniciam em 18/03 e terminam em 05/04. Clique aqui e saiba como realizar sua inscrição.

Para quem quiser participar da Mostra, será disponibilizado duas oficinas preparatórias para as submissões de resumos e apresentações orais das pesquisas desenvolvidas por bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica. Essas oficinas serão exclusivas para os inscritos que optaram em participar no Pesquisa + por meio da apresentação da pesquisa desenvolvida:

Elaborando resumo científico: o que é e como se faz – dia 25/03

Como fazer uma boa apresentação de pesquisa – dia 20/05

I Encontro de Pesquisa, Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo: momento que reúne diversas atividades gratuitas para a comunidade acadêmica e público em geral que tenham interesse no tema. As inscrições iniciam em 18/03 e podem ser realizadas aqui. Dentre as atividades previstas para o Pesquisa +, estão:

  • Palestra de Abertura: momento de boas-vindas para os participantes do Pesquisa +. Momento será realizado no Anfiteatro Pe. Werner, das 20h às 22h.
  • Oficina “O que é e como faz pesquisa científica?”: momento que irá oportunizar aos participantes uma interação com a pesquisa científica, partir da troca de conhecimento entre professores e bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica, Mestrados e Doutorados;
  • Oficina “Pesquisa, inovação e empreendedorismo no contexto da Universidade”: A oficina busca proporcionar um espaço para reflexão sobre inovação e empreendedorismo no contexto universitário e possibilidades de atuação no mercado de trabalho;
  • Jornada de Pesquisa e Oportunidades: momento que tem como objetivo o contato com a pesquisa através de rápidas oficinas e bate-papos com especialistas. Terá a presença dos Programas de Pós-Graduação da Unisinos (PPGs), do Portal de Inovação Unisinos (PI), dos Institutos Tecnológicos Unisinos (ITTs) e da Unitec (startups incubadas).
  • Apresentação de pôsteres: momento destinado para os participantes que quiserem expor suas apresentações visuais. Essa atividade é destinada para quem quiser disseminar conhecimento e compartilhar informações com o evento;
  • Saraus literários: três momentos que oportunizam um debate colaborativo sobre temas relacionados ao tema principal deste evento, como: tecnociências e novas tecnologias, limites éticos da tecnociência e o papel da inovação e do empreendedorismo na produção da pesquisa. Os encontros irão contar com a presença de seis professores de diferentes áreas do conhecimento, ampliando a possibilidade de troca de informação e interação dinâmica com os participantes.

Você pode obter mais informações sobre a programação completa do Pesquisa + aqui, além de se inscrever para o evento que ocorrerá entre os dias 3 e 6 de junho.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar