Semana de RH termina com palestra sobre profissão de headhunter

A função das redes sociais na busca pelo candidato ideal foi um dos temas abordados

Foto: Juliana Silveira

Na última quinta-feira, 18 de setembro, aconteceu, no Auditório Bruno Hammes, o encerramento da Semana Acadêmica dos Recursos Humanos. O evento contou com a participação da banda 5ª acústica, composta por alunos do curso de Produção Fonográfica da Unisinos, que abriram a noite com um variado repertório musical. Com o tema “Fale com um Headhunter”, os profissionais Kátia Ackermann, diretora de relacionamento da empresa Produtive, e Leandro Milani, diretor da Milani Assessoria em RH, explicaram aos alunos a importância de um Headhunter para o mercado de trabalho.

Kátia falou sobre a forma correta de se portar em uma entrevista de emprego, comentando sob o ponto de vista da empresa e também do profissional. Ela afirmou que é necessário ter conhecimento básico na área antes de se candidatar a uma vaga e buscar o equilíbrio entre candidato, cargo e ambiente. Além disso, Kátia destacou as redes sociais como uma das principais ferramentas de busca utilizada pelos headhunters. “Antes, quando não tínhamos as redes sociais, a única fonte de informações do candidato eram os currículos. Agora a seleção de candidatos está muito mais fácil, pois podem ser buscados pelo Facebook”, explica.

Diretor da empresa Milani Assessoria de RH, Leandro Milani, profissional com mais de 27 anos de mercado na Consultoria, esclareceu a origem do termo headhunter. “Na tradução literal, significa caçador de cabeças. Há muitos anos, tribos indígenas se confrontavam e o prêmio era a cabeça do melhor guerreiro da tribo adversária, por isso o nome headhunter”, conta Milani. De acordo com o empresário, para ser um bom headhunter não é necessário ter uma formação específica em RH, porém, atributos como visão de mercado, gestão de planejamento, criatividade e iniciativa são imprescindíveis em profissionais da área.

O debate entre os alunos e os palestrantes foi composto por perguntas esclarecedoras. Ao ser questionado sobre a visão que a empresa tem do candidato, Leandro Milani utilizou o termo Web Hunting para falar sobre uma procura de profissionais através da internet e apontou a discrição nas redes sociais como ponto a favor do funcionário.