Chefs preparam receitas com plantas não-convencionais

Degustação aconteceu nos dias 24 e 28 de outubro

Junte a criatividade de chefs de cozinha com ingredientes fora do comum e o resultado será, no mínimo, um mix de pratos surpreendentes. Essa experiência saborosa e criativa foi o toque de mestre do Food Garden: Comida do Amanhã, que aconteceu nos dias 24 e 28 de outubro, na Casa Destemperados (Porto Alegre) e na Unisinos (São Leopoldo).

Os eventos foram promovidos para popularizar o consumo de vegetais que poderiam substituir, com vantagem nutricional, produtos usualmente comercializados: as chamadas plantas alimentícias não-convencionais (pancs). “É uma questão cultural, um costume, que nos faz vê-las apenas como inço. Fala-se o tempo todo de escassez de recursos, quando, na verdade, basta abrir os olhos para perceber que a natureza oferece muitas possibilidades gastronômicas”, considerou o professor da Unisinos Alexandre Baggio, um dos chefs convidados.

Na primeira edição, participaram oito chefs. Na segunda, dois. As pancs que originaram as receitas foram quatro: amora preta, bertalha, capuchinha e ora-pro-nóbis. Com elas, os convidados prepararam os seguintes pratos: ravioli de bertalha com tomates secos, ricota e nozes; salada de trigo com capuchinha e queijo quark; mexido mineiro com bertalha; polenta mole com ragu de ora-pro-nóbis; risoto de capuchinha com queijo camembert e mel; cheesecake de amora preta com cramble; nhoque de ricota com ora-pro-nóbis com molho de nirá; e gyoza de ora-pro-nóbis, costela e acelga.

A estudante de Arquitetura e Urbanismo Tais Fernandes, que não conhecia as pancs, experimentou o cheesecake feito pelo professor Alexandre e deu o veredito: O gosto é muito bom, poderia ser mais investido comercialmente como uma opção saudável de alimentação”. Jaqueline Gotz, aluna da Graduação em Direito, também aprovou: “Parece não ter nada que seja estranho ao paladar. Se eu soubesse como preparar a receita, com certeza adotaria essa prática em casa”.

Ao mesmo tempo, a experiência foi uma lição de gastronomia. “A missão de todo chef é tentar surpreender o paladar, e para isso é preciso sair da zona de conforto. Tem que entender o ingrediente, suas características aromáticas, gustativas e mesmo visuais”, disse o professor Alexandre, que escolheu usar a amora em sua receita principalmente por ela ser uma planta nativa do Rio Grande do Sul.

Aprendas as receitas

Conheça os pratos feitos pelos chefs Alexandre Baggio e Gilvan Bertinati, os dois que participaram da edição na Unisinos:

Ravioli de bertalha recheado com bertalha, ricota, tomate seco e nozes

Chef: Gilvan Bertinati

Panc utilizada: Bertalha

Ingredientes: Bertalha (325g); Farinha de trigo (350g); Ovos (2 un.); Ricota (200g); Cebola (150g); Tomate seco (50g); Nozes (30g); Alho (50g); Tomates italianos concassê (5 un.); Azeite de oliva à gosto; Queijo ralado tipo parmesão (30g); Sal à gosto.

Para o recheio: Higienize as folhas de bertalha e reserve, coloque 250g em uma panela com água fervente e sal e deixe 2 min cozinhando, escorra bem e reserve. Corte as cebolas, o tomate seco, as nozes, a bertalha e 20g do alho bem finos. Refogue a cebola e o alho em fogo médio e pouco azeite até ficarem transparentes, coloque a bertalha o tomate seco e as nozes e refogue por mais 2 min, acerte o sal e retire do fogo. Coloque a ricota ralada ou esmigalhada e o queijo parmesão na panela do recheio e misture até unir bem, deixe esfriar e reserve.

Para a massa: No liquidificador, bata 2 ovos com 75g de bertalha e 5g de sal até desmanchar bem a bertalha. Coloque a mistura batida em uma vasilha e adicione 310g da farinha, misture até unir bem e sove a massa até ficar lisa. Com a ajuda de um cilindro ou um rolo de massa, abra a massa até que fique fina. Corte quadrados do tamanho desejado da massa, coloque o recheio, dobre a massa ao meio e feche com a ajuda de um garfo. Cozinhe em água abundante e fervendo com sal por aproximadamente 5 minutos.

Para o molho: Corte o restante do alho em lâminas, refogue em fogo baixo em 50 ml de azeite de oliva até dourar levemente, desligue o fogo e coloque os tomates sem pele e sem sementes cortados em cubos, acerte o sal e jogue sobre os raviólis cozidos e escorridos e finalize com um pouco de queijo parmesão.

Rendimento: 6 porções

Cheesecake de amora preta com cramble

Chef: Alexandre Baggio

Panc utilizada: Amora preta

Calda: Amoras; 50 ml de cachaça envelhecida; 100g de açúcar demerara; 1 ramo de alecrim.

Modo de preparo: Triture a bolacha, junte a manteiga derretida e forre o fundo de uma forma redonda de aro móvel com essa massa. Asse a 180ºC por aproximadamente 5 minutos, ou até dourar. Reserve.

Creme: Bata tudo no liquidificador, hidrate a gelatina, leve ao micro-ondas e incorpore. Coloque o creme sobre a massa resfriada e leve ao refrigerador.

Calda: Coloque as amoras em uma panela com o açúcar, a cachaça e o ramo de alecrim e cozinhe até dar o ponto, sem desmanchar totalmente as amoras. Retire o alecrim e coloque a calda fria sobre o cheesecake.

Rendimento: 12 porções