Mestrado e Doutorado em Administração

Projeto E-CO-LETIVA – Produção e Consumo Sustentáveis

O projeto E-Co-Letiva promove ações com a comunidade, chamando a atenção para o consumo consciente e responsável. O projeto parte de uma linha de pesquisa em Comportamento de Consumo Sustentável e chega à comunidade sob a forma de um espaço de co-criação entre diferentes atores. Pesquisadores, alunos de Pós - Graduação, graduação, produtores agroecológicos e comunidade em geral são parceiros em intervenções sociais.

As ações de co-criação possuem conotação de laboratório de aprendizagem aberto onde os participantes realizam trocas significativas de saberes, reformulam conceitos e modificam comportamentos de produção e consumo sustentável. Desse modo, o Projeto contribui com o objetivo de desenvolvimento sustentável (ODS 12 da ONU) relativo a “Consumo e Produção responsáveis."

Objetivo

O Programa de Prática Acadêmica de Extensão Universitária tem como objetivo proporcionar aos alunos a realização de diagnóstico, planejamento e proposição de ações que possam levar à transformação da sociedade. Entende-se que essa transformação deverá ocorrer por meio de práticas que visem o bem comum das pessoas. A interação entre a Universidade e a sociedade será fundamental para que o conhecimento produzido no ambiente acadêmico seja reconhecido na sociedade, do mesmo modo que os saberes dos diferentes grupos sociais sejam objeto de reflexão na Universidade. Desse modo, Universidade e sociedade em interação podem retroalimentar os seus saberes para produzir ações que contemplem o bem-estar das pessoas.

Local

As atividades ocorrem no Espaço Unisinos (É-CO-LETIVA) e nas Escolas da Rede Básica de Educação. Há também eventos no ambiente online, como reuniões com os produtores Agroecológicos e seminários/oficinas com consumidores e público em geral.

Periodicidade

O Projeto É-CO-LETIVA funciona de forma contínua. A feira agroecológica ocorre nas sextas-feiras em Porto Alegre. As demais atividades possuem fluxo contínuo.

Competências desenvolvidas

As competências desenvolvidas nos participantes desse projeto serão as seguintes:

• Adoção e difusão de práticas de produção e consumo sustentáveis;

• Desenvolvimento de uma atitude Empreendedora e Inovação Social;

• Cooperação e construção coletiva nas equipes de trabalho;

• Capacidade de aplicar os princípios da Responsabilidade Social e Sustentabilidade;

• Autonomia e capacidade para diagnosticar um problema no contexto de produção/consumo sustentável e propor soluções;

• Capacidade de trabalhar em grupo, diagnosticando problemas, identificando oportunidades de melhorias e buscando soluções para situações práticas no ODS 12 (consumo e produção responsáveis).

Público-alvo

Alunos, professores, egressos, funcionários da Unisinos, produtores de agroecologia, comunidade em geral, incluindo órgãos públicos e associações que tiverem ações alinhadas ao tema de consumo e sustentabilidade.

Resultados esperados

• Maior difusão e aplicação dos princípios de Produção e Consumo Responsáveis (ODS 12 da ONU) na comunidade local e regional;

• Maior integração entre alunos de diferentes níveis (graduação e pós) e Escolas da Unisinos;

• Ampliar a adoção de práticas agroecológicas entre agricultores do RS;

• Ampliar a adoção do consumo responsável no público a ser atingido com o projeto;

• Ampliar o impacto social das pesquisas acadêmicas desenvolvidas pelos alunos (TCC, dissertação e tese).

Avaliação dos Resultados

Será feita uma avaliação anual (balanço) dos principais resultados alcançados. Para tanto, serão usados instrumentos como formulários respondidos pelo público envolvido; registro das atividades realizadas na página do projeto na rede social @projetoecoletiva e entrevistas com os produtores agroecológicos participantes.

» Acompanhe as ações do projeto aqui


»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades