Especialização em Informações Espaciais Georreferenciadas

Para que

Cada vez mais, a tomada de decisões ambientais, políticas e econômicas depende da utilização de tecnologias como o GPS (Sistema de Posicionamento Global) e ferramentas de geoprocessamento. A Especialização em Informações Espaciais Georreferenciadas capacita você para o cruzamento de informações de bancos de dados com uma base cartográfica georreferenciada, aprimorando o processo de tomada de decisões nos mais diversos segmentos.

O mercado de trabalho para os profissionais nesta área é carente, e tende a necessitar ainda mais de especialistas capacitados. Segundo o INCRA, menos de 2% dos imóveis rurais cadastrados no Brasil estão georreferenciados. Segundo as determinações atuais, propriedades rurais com mais de 100 hectares são obrigadas a serem georreferenciados. A partir de 2019, essa determinação ainda passa a valer para áreas acima de 25 hectares e, em 2023, qualquer imóvel rural que tenha desmembramento, remembramento ou troca de matrícula deverá ser georreferenciada.

As aulas fornecem conhecimento teórico e técnico sobre as mais modernas ferramentas disponíveis para o geoprocessamento, incluindo formação aprofundada em geodésia e topografia, cartografia digital e SIG (Sistema de Informações Geográficas), GPS e licenciamento ambiental.

Para quem

O curso se destina a profissionais com curso superior nas áreas de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo, Geologia, Geografia e tecnólogos com formação superior contemplada pela PL–2087/2004. A especialização tam- Ajustamento de Observações 80h Metodologia Científica 36h bém beneficia profissionais de demais áreas afins às de georreferenciamento e geoprocessamento.

A qualificação profissional pós-curso

Exímio conhecedor do espaço físico e das tecnologias mais avançadas, você sairá do curso capaz de realizar levantamentos topográficos georreferenciados, estruturando o seu trabalho para aprovação junto ao INCRA. Você conseguirá elaborar e manusear cartografia digital, estruturar e cruzar informações de bancos de dados para um gerenciamento multidisciplinar do seu sistema. Os seus conhecimentos incluirão, ainda, a capacidade de desenvolver atividades que envolvam o licenciamento ambiental.

Como funciona o Processo Seletivo

Coordenação do curso

Está com dúvidas sobre o curso, o currículo ou mercado de trabalho? Converse com a coordenação do curso.

Entre em contato e saiba mais:

Fone: +55 (51) 3591 1200 - de segunda a sexta-feira das 8h às 18h.
E-mail: minhapos@unisinos.br

Atendimento Unisinos
Fone: +55 (51) 3591 1122


»Política de privacidade Unisinos
Jesuítas Brasil Unisinos - Somos infinitas possibilidades