Este artigo, tendo como foco o quarto desafio da SBC, o qual trata do “Acesso participativo e universal do cidadão brasileiro ao conhecimento”, apresenta uma análise de melhorias possíveis na aplicação de Mineração de Dados Educacionais, para que seus resultados possam apoiar efetivamente processos de detecção de comportamentos ligados à evasão escolar. É demonstrada a importância de um amplo mapeamento de fatores associados, bem como a necessidade de implantação de soluções interativas, que possibilitem o acesso dinâmico aos resultados, permitindo o diagnóstico precoce e a realização de ações pedagógicas. Ao final deste artigo algumas questões relevantes ao tópico mineração de dados educacionais são abordadas visando fomentar a discussão de oportunidades nesta área.

Revista Brasileira de Informática na Educação