Unisinos

Saúde

voltar

Ana Paula Freitas 

Professora do curso de Medicina da Unisinos.

Médica pela UFCSPA em 2002; Residência em Medicina de Emergência – HPS 2004; Residência em Clínica Médica – UFCSPA 2007; Mestre em Ciências Médicas pela UFRGS.

Trabalha como emergencista desde o término da residência no Hospital de Pronto Socorro (HPS), em 2004, na sala vermelha (politraumatizados) do HPS e na emergência do Hospital Mãe de Deus. Sempre lutando pelo reconhecimento da medicina de emergência como especialidade, por excelência técnico-científica na área e sua inclusão tanto na graduação quanto em pós-graduação.

Trabalha com a formação de residentes em medicina de emergência desde 2006, e desde 2008 coordena a residência mais antiga do país, no HPS. Também auxilia no treinamento de doutorandos de medicina de diferentes faculdades que fazem estágio no hospital. Participa da Associação Brasileira de Medicina de Emergência, tendo participado da organização de congressos na área de emergência desde 2007, mas diretamente desde 2016, quando foi coordenadora científica do congresso brasileiro em Porto Alegre. Também esteve à frente de diferentes diretorias regionais e nacionais, hoje estando como primeira secretária nacional (2020-2021).

Tem como hobby a música. Tem uma banda, a Nafta, desde a época de faculdade, que se apresenta regularmente em bares e eventos da capital e do interior, na qual é uma das vocalistas principais. Sua principal inspiração musical é o rock e pop, nacional e internacional, além de a música popular brasileira. É mãe do João Antonio, de 12 anos, e do Lucas, de 9.

Twitter

Ana Paula Freitas 

Escolas onde leciona