Conheça as Escolas Unisinos

Na busca da inflexão tecnológica e da internacionalização, a Unisinos começa a dar passos importantes para criar uma identidade institucional de conhecimento. Um deles é o conceito de Escolas. Dentro do planejamento estratégico da Unisinos, as Escolas têm um papel extremamente importante, que é a sinergia, dentro de confluências temáticas próprias, dos diferentes Cursos, Programas, Projetos e Atividades de pesquisa, ensino e extensão a partir de seis polos de articulação, integração e promoção do debate teórico-metodológico nos processos de produção do conhecimento e formação profissional.

As Escolas, como são concebidas na Unisinos, são uma inovação em termos de estrutura acadêmica para responder às novas exigências de transversalidade, na superação das limitações da segmentação da estrutura acadêmica antiga, de departamentos e centros.

São lideradas pela figura do(a) Decano(a) e não substituem e nem competem com a estrutura administrativa da universidade, existente desde 2004, na qual os diferentes Cursos, Programas, Projetos e Atividades de pesquisa, ensino e extensão são administradas e dinamizadas pelas Unidades Acadêmicas e Unidades de Apoio centralizadas.

Elas aportam um ingrediente transversal novo, que é a função de articulação, integração e promoção do debate teórico-metodológico na busca de excelência acadêmica a partir de referentes temáticos estrategicamente definidos na Unisinos.

Apesar de cada Escola poder ser identificada com um conjunto de Cursos, Programas, Projetos e Atividades de pesquisa, ensino e extensão de relativa permanência na área temática à qual se reporta, as suas “fronteiras” são móveis e permeáveis, por essência, fazendo com que diversos Cursos [como, por exemplo, alguns cursos de Licenciatura, os cursos de Gastronomia, Relações Internacionais, Jogos Digitais e outros], bem como Programas, Projetos e Atividades sejam pensados com a participação de mais de um Decano.


O conceito de escolas é importante para garantir a:

  • excelência acadêmica;
  • sustentabilidade econômico financeira;
  • sustentabilidade socioambiental [Responsabilidade Social Universitária – RSU];
  • empreendedorismo e inovação;
  • compromisso com demandas futuras da sociedade;
  • vocação internacional;
  • sinergia;
  • escala e produtividade;
  • atividade em todos os espaços da universidade.

 


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