Psicanálise: Técnica e Teoria
Local
Remoto
Dias de aula
Quinzenalmente.
Carga horária
360 horas
Horários de aula
Aulas online ao vivo, nas sextas-feiras, das 13h45 às 17h45 e das 18h45 às 22h45 e aos sábados, das 08h30 às 12h30. Consulte as informações gerais do Processo Seletivo.
Para quê
Freud é o maior nome da psicanálise. Ao longo dos anos, seus estudos contribuíram significativamente para o entendimento da mente humana e seus comportamentos. Na Especialização Psicanálise: Técnica e Teoria, o aluno terá uma profunda abordagem sobre seus conceitos fundamentais, a psicanálise pós-freudiana e a releitura empreendida por Lacan, rigoroso leitor de Freud que revolve a teoria e a clínica deste, tirando as consequências do pressuposto de que a Psicanálise pertence ao campo da ciência moderna e que seu conceito e sua práxis somente ganham todo seu alcance à luz dos achados revolucionários da Matemática (Topologia), da Lógica, da Linguística, da Filosofia e da Teologia.
Durante os semestres, os estudantes vão estar em contato com um corpo docente formado por psicanalistas experientes e professores renomados para abordar e instigar a reflexão técnica e teórica sobre os temas da psicanálise. A Especialização será permeada por três eixos que serão capazes de capacitar a aplicação lógica da operação clínica em diversas especificidades da prática psicanalítica com base na psicopatologia psicanalítica clássica e contemporânea.
Para quem
Profissionais com curso superior em Psicologia, Filosofia, Educação, Assistência Social, RH de Gestão de Corporações, Psicanalistas e profissionais de demais áreas com afinidade profissional ao tema da psicanálise.
A qualificação profissional pós-curso
O aluno terá competências, a partir de conceitos e reflexões, capazes de: identificar, compreender e aplicar os conceitos fundamentais da psicanálise; debater temas emergentes e atuais da sociedade e desenvolver pensamento crítico acerca da pertinência do aporte psicanalítico e conhecer conceitos pós-freudianos de tradição francesa e inglesa.
Confira também:
Coordenação do Curso
Inácio Helfer
E-mail: helfer@unisinos.br
Rosana Cecchini de Castro
E-mail: cecchini@unisinos.br
ESTRUTURA CURRICULAR
A organização curricular deste curso é composta pelas seguintes disciplinas:
Psicanálise e Filosofia - 24h
Freud e a invenção do inconsciente - 24h
Freud: conceitos fundamentais - 32h
Psicopatologia freudiana - 24h
Atividades integradoras do módulo Freud e a psicanálise - 12h
Tradição francesa: Lacan, Manonni, Dolto, Laplanche - 32h
Tradição inglesa: Winnicott, Klein, Ferenczi, Bion - 32h
Psicanálise em diálogo com a atualidade - 24h
Atividades integradoras do módulo psicanálise pós-freudiana - 12h
Psicopatologias, diagnóstico e tratamentos I: narcisismo e psicossomática - 28h
Psicopatologias, diagnóstico e tratamentos II: sofrimentos atuais - 28h
Psicopatologias, diagnóstico e tratamentos III: na infância - 28h
Psicopatologias, diagnóstico e tratamentos IV: na adolescência - 24h
Psicanálise em contextos inovadores e de pesquisa - 24h
Atividades integradoras do módulo psicanálise hoje - 12h
COMO INGRESSAR
Veja as orientações para o processo seletivo do curso:
COMPROVANTE
Para imprimir a segunda via do boleto ou do comprovante de inscrições, acesse o Portal de Inscrição.
AcessarPROFESSORES DO CURSO
O aluno de Psicanálise: técnica e teoria tem à disposição um corpo docente composto em sua maioria por mestres, doutores e pós-doutores, com formação nacional e internacional e reconhecida experiência profissional.
Conheça alguns professores do curso:
Ana Cláudia Menini Bezerra
Psicóloga Clínica - CRP 07/17007. Especialista em Psicoterapia Psicanalítica de Crianças e Adolescentes (IEPP). Especialista em Avaliação Psicológica -PUCRS. Mestre em Psicologia Social PUCRS. Docente no Curso de Psicologia UNISINOS. Coordenadora do Grupo de Estudos sobre a Teoria de D. W. Winnicott.
Celso Candido de Azambuja
Possui graduação em Filosofia Licenciatura (1990) e Filosofia Bacharelado (1992) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e Doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, na Escola de Humanidades. Tem experiência docente e de pesquisa (junto a CAPES/CNPq), principalmente, na área de Filosofia, trabalhando em uma perspectiva transdisciplinar e atuando nos seguintes temas: filosofia política, tecnociência, antropologia, ética e educação. Atualmente leciona na área das humanidades para diferentes cursos de graduação, em especializações e MBAs. O principal problema de pesquisa em curso atualmente envolve a questão da tecnociência, envolvendo particularmente os temas da inteligência artificial e do transumanismo. É Coordenador do Curso de Filosofia - Bacharelado e Licenciatura da Unisinos (Presencial e EaD). Participa do GT Filosofia da técnica e da tecnologia da ANPOF. Coordena e participa do Grupo de Estudos e Pesquisa Filosofia Técnica Design [gep_Matrix] na Unisinos. Entre outras produções, destacam-se as seguintes: os livros Tecnociência, ética e poder (2012) e A república digital (2011); os capítulos de livros Hottois, Gilbert - Técnica, ética e transumanismo (2020) e Umberto Galimberti: a idade da técnica e o futuro da humanidadade 2022); e artigos em periódicos nacionais e internacionais, com destaque para A natureza da técnica: crítica do caráter instrumental do conceito de técnica (2017) e A República Aristocrática Feminista Cibernética: Liberdade e Poder na Sociedade TecnocientíficaComplexa (2017).
Chrystian da Rosa Kroeff
Psicólogo (UFRGS). Mestre e Doutorando em Psicologia no PPG de Psicologia da UFRGS. Especialista em Avaliação Psicológica (CFP) e em Neuropsicologia (Ipog). Atuação em consultório particular com psicoterapia de orientação psicanalítica e com psicodiagnóstico. Professor de Psicologia (UNISINOS). Coordenador e supervisor no Serviço Escola de Psicologia da UNISINOS Porto Alegre.
Inácio Helfer
É professor titular de filosofia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, RS. Realizou estágio sênior em Filosofia na University of Chicago (2017-2018). Possui pós-doutorado em Filosofia na Université de Montréal (2009-2010), doutorado em Filosofia pela Université de Paris I / Panthéon-Sorbonne (1996), DEA em História da Filosofia pela Université de Paris I / Panthéon-Sorbonne (1992) e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991). É pesquisador do CNPq com bolsa Produtividade em Pesquisa desde 2013. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Social e Política, trabalhando principalmente com os temas e autores: Kant, Hegel, Filosofia da história, Filosofia política, Teoria do direito, recepção contemporânea de conceitos hegelianos, entre outros, desejo, consciência, agência, liberdade e ética.
Luciane Slomka
Psicologa (PUCRS 2001), especialista em Psico-Oncologia (PUCRS 2003), Mestre em Medicina e Ciências da Saúde (PUCRS 2010), Psicanalista pelo Centro de Estudos Psicanaliticos de Porto Alegre (CEPdePA 2018), por 10 anos psicologa do centro de Oncologia do Hospital Moinhos de Vento em Porto Alegre. De 2013 a 2015 professora do curso de Psicologia da FADERGS e de 2017 ate o momento professora do curso de Psicologia UNISINOS. Atua em consultorio privado desde 2002.
Luís Carlos Petry
Luís Carlos Petry é psicanalista, topólogo e filósofo. Professor na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000-2019 - aposentado). Professor, pesquisador e orientador no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da PUC-SP (2008-2019) e professor em cursos de graduação (Jogos Digitais, Direito, Economia, Jornalismo, Multimeios etc.). Também ministrou disciplinas em cursos de especialização, na ECA-USP.
Michele Scheffel Schneider
Sou Mestre em Psicologia Clínica, Especialista em Psicoterapia Psicanalítica de Crianças e Adolescentes e Bacharel em Psicologia, todas pela UNISINOS. Psicanalista pelo CEPdePA - Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre. Integro o Corpo Docente do Curso de Psicologia da UNISINOS, com atividades acadêmicas relacionadas a Psicanálise, Supervisões de Estágio, Infância e Psicopatologia. Ainda na UNISINOS, integro o serviço-escola PAAS: Programa de Atenção Ampliada à Saúde, espaço no qual realizo prática supervisionada em diferentes contextos, tais como: oficina de contos, grupo de pré-adolescentes e escuta de mulheres em situação de violência doméstica. Atendo em consultório particular, em Novo Hamburgo.
Paula Kegler
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2007), Mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2011) e Doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2017). Trabalhou como Psicóloga Clínica no Hospital de Aeronáutica de Canoas no período de 2008 a 2016. Atualmente está realizando Formação em Psicanálise pelo Centro de Estudos Psicanalíticos de Porto Alegre (CEPdePA) e compõe o quadro de professores do Curso de Psicologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).
Paula von Mengden Campezatto
Psicoterapeuta de Crianças, Adolescentes e Adultos. Psicóloga (2002), com Mestrado (2006) e Doutorado em Psicologia Clínica pela PUCRS (2016) e especialização em Psicologia Clínica pelo IEPP (2006). Professora do Curso de Psicologia da Unisinos. Docente no IEPP - Instituto de Ensino e Pesquisa em Psicoterapia. Tem interesse nas temáticas de psicoterapia psicanalítica com crianças, adolescentes e adultos, pesquisa em psicoterapia e processo terapêutico.
Rosana Cecchini De Castro
Psicóloga, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, RS, com sedes em São Leopoldo e Porto Alegre. Coordenadora e Professora do Curso de Psicologia UNISINOS e Supervisora Acadêmica dos Estágio Básico e Profissional do Curso. Coordenadora e supervisora local, em diferentes Ações no Serviço Escola do Curso de Psicologia do Curso de São Leopoldo, o PAAS - Programa de Atenção Ampliada à Saúde. Psicanalista pelo Círculo Psicanalítico do Rio Grande do Sul. Doutora em Psicologia da Saúde e da Família, Deusto /ES. Atuo em Clínica privada.
Tagma Marina Schneider Donelli
Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos ? UNISINOS (1998), especialização em Psicologia Hospitalar pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA (1999), mestrado em Psicologia do Desenvolvimento (2003) e doutorado em Psicologia (2008) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Atualmente, é professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da UNISINOS. Atua principalmente nos temas ligados à gestação, parto e puerpério, maternidade e paternidade, processos relacionais e de interação do bebê com pais ou substitutos, sintomatologia precoce, fenômenos psicossomáticos na infância, intervenções clínicas em instituições de cuidado à criança, bem como em temas relacionados às áreas da saúde e hospitalar. Também trabalha com a aplicação do Método Bick em pesquisa.