Workshop Moda promove interdisciplinaridade

Evento reuniu também os cursos de Administração e Design de Produto

Crédito: Rodrigo W. Blum

O curso de Moda promoveu um Workshop, de 9 até 13 de abril, no Campus Porto Alegre. O evento acontece todos os semestres tendo sempre um tema como referência e conta com empresas parceiras. Essa foi a vez de falar sobre sustentabilidade e design para inovação social e cultural.

“Essa pegada social foi a proposta que a gente quis fazer no sentido de mostrar que a moda pode ser mais abrangente e também que a gente pode utilizar metodologias de projeto para transformar a vida das pessoas”, destacou a professora da Graduação em Moda e uma das coordenadoras do evento, Paula Visoná.

Como clientes, os alunos tiveram as costureiras do Atelier da Cruz com quem tiveram a oportunidade de trocar experiências. Nesta edição, as empresas parceiras foram: Rochele Gloor e Confecção Di Selen.

“É uma maneira de poder mostrar para as pessoas como é incrível o trabalho que elas fazem. A intenção é selecionar alguns trabalhos para produzirem e ter a oportunidade de mostrar o trabalho não só delas, como dos alunos também”, explica Rochele.

O Workshop da Moda promoveu a interdisciplinaridade. O evento proporcionou a troca de ideias e a interação entre os alunos ao reunir também os cursos de Administração e Design de Produto.

“É a segunda vez que eu participo e estou achando muito dinâmico, muito inovador na verdade. É muito diferente do outro que participei. Eu acho que essa coisa social, é algo mundial e uma tendência de comportamento. Esse é o caminho, a questão sustentável, cidadania social e a inclusão das pessoas”, destaca a aluna do curso de Moda, Iriane Collovini.

“É uma experiência incrível e que vai agregar muito no nosso conhecimento. A gente está aprendendo bastante, aprendendo com os outros e com as técnicas usadas. Estamos passando conhecimento e recebendo conhecimento. Está sendo muito show, estou amando”, afirma a estudante do curso de Design de Produto, Evelin Lidiane dos Santos.

Foram cinco noites imersos nos projetos. O Workshop funcionou da seguinte forma: os alunos receberam o briefing e tiveram que se dividir em grupos que misturavam alunos de todos os cursos e semestres participantes. Durante a semana, os estudantes tiveram que criar um plano de negócio e de comunicação para o cliente.

As mulheres do Ateleir da Cruz acompanharam o trabalho desenvolvido pelos alunos para a troca de ideias e dúvidas. Celene Hoffman, que é costureira no atelier, contou um pouco do trabalho desenvolvido por elas.

“Começou como uma terapia, mas agora já não é mais uma terapia. Nada pode dar errado nesse trabalho, nem que para isso a gente precise fazer dez vezes. É uma coisa muito profissional. Às vezes a gente olha e nem acredita que fomos nós que fizemos”, conta Celene.

Com a troca de conhecimento, os alunos trabalharam em uma linha de produtos, a partir de resíduos têxteis entregues pela Di Selen e com a metodologia trazida pela marca Rochele Gloor.

E o resultado foi apresentado em uma feira realizada na última noite do Workshop. São 10 trabalhos, cada um com mais de um produto. Ideias que reúnem opções em roupas e calçados, além de acessórios. O trabalho vencedor do Workshop foi o Patch Bag, que apresentou aos presentes opções de bolsas.