Workshop Moda 2024/1 desenvolve coleção para a Unisinos

Estudantes receberam o desafio de criar uma linha de produtos institucionais para a Universidade

Crédito: Arthur Woltmann

Entre os dias 15 e 19 de abril, o Campus Porto Alegre recebeu o Workshop Moda 2024/1. O objetivo era que alunos do curso de Moda desenvolvessem, ao longo de uma semana, produtos para clientes-parceiros do curso. Para a realização das atividades, o evento contou com o apoio das empresas Casa do Papel, Enmoda+, Picaddilly e Redbull.

Na edição, o cliente era a própria Unisinos. Os alunos, divididos em grupos, receberam o desafio de criar uma linha de produtos institucionais. A ideia era que as peças demonstrassem o orgulho de se relacionar com a marca e que reforçasse o senso de comunidade.

O briefing foi apresentado para os estudantes no primeiro dia do Workshop pela decana da Escola da Indústria Criativa, Laura Dalla Zen. A professora ressaltou que a inovação deveria aparecer nas criações. “A inovação sempre foi algo que esteve presente na Universidade. Por isso, é importante que as pessoas consigam ver esse ímpeto inovador na linha de produtos”, observou.

Laura revelou que as criações dos alunos também vão abranger os cursos de graduação. “Além das peças institucionais, serão feitas peças para os nossos 61 cursos de graduação, na qual devem ser desenvolvidas a partir dos recursos disponíveis pela ReservaInk”. Segundo a decana, a plataforma vai comercializar, no seu site, os produtos da proposta vencedora.

Crédito: Arthur Woltmann

Na abertura do evento, o pró-reitor Acadêmico e de Relações Internacionais, Guilherme Trez, no papel de cliente, aproveitou a oportunidade para destacar o quão feliz estava com a iniciativa, além de ressaltar o histórico da Universidade, o seu público e a sua missão. “Há muito tempo temos uma expectativa de termos produtos com a marca Unisinos de uma forma que a gente possa vestir e levar conosco, que sejam originais e criativos”, destacou.

Crédito: Arthur Woltmann

O que é o Workshop Moda

Durante cinco dias, todas as aulas do curso de Moda são paralisadas para que alunos e professores consigam se reunir e se concentrar nos projetos dos grupos, que devem seguir o que foi pedido pelo cliente. São realizados encontros presenciais para que os estudantes recebam orientações e tenham tiradas suas dúvidas.

De acordo com Luciana Borges, que coordena o curso ao lado da professora Juliana Bortholuzzi, o Workshop vem se aprimorando cada vez mais ao decorrer das edições, principalmente em relação às empresas convidadas, ao briefings solicitados, às premiações e às dinâmicas. “Tem empresas que enviam brindes para serem distribuídos, enquanto outras realizam ações de marketing. O curso oferece comidinhas, balas, sorteio de livros e promove vários momentos de descontração, mantendo o engajamento das equipes”, destaca Luciana.

Crédito: Arthur Woltmann

Preparação para o mercado de trabalho

Segundo Luciana, o Workshop é um ambiente de experimentação e aplicação dos conhecimentos que os alunos encontrarão no meio profissional. “Essa dinâmica acaba gerando uma sensação de propósito e pertencimento para eles. Isso traz um significado distinto para a aula e enaltece o percurso acadêmico de cada um, ajudando no desenvolvimento profissional dos estudantes”, aponta.

Além disso, a professora explica que a escolha pela interação em grupo é feita justamente para promover a importância de se trabalhar em equipe em prol da gestão de um projeto, considerando questões como prazos e escopo. “Do ponto de vista pessoal, o projeto proporciona a possibilidade de o aluno se diferenciar, inovar e vivenciar outras realidades estudando sobre temas diversos”, ressalta Luciana.

Crédito: Diego Muniz
Crédito: Diego Muniz

Uma experiência desafiadora

Para a estudante Isadora Rangel, de 21 anos, recém-chegada à Unisinos, participar do Workshop foi uma experiência muito legal. “Eu me diverti. É bem agitado, pois são muitas coisas para fazer, o que é bastante desafiador. Foi uma ótima forma de aprendizado”.

Crédito: Luiza Guimarães

Já para Vicente Skovronsky, também de 21 anos, aluno do terceiro semestre, fazer parte da atividade foi importante para aprender a lidar com prazos apertados. “É legal porque a gente precisa trabalhar com períodos curtos na criação de uma proposta. Tivemos o briefing do cliente na segunda-feira, e a data de entrega era para sexta-feira”, comentou.

Crédito: Luiza Guimarães

Encerramento

Na noite de sexta-feira, 19/4, os grupos tiveram cinco minutos cada para apresentarem as propostas aos colegas, convidados e a um júri, formado pelo cliente: Guilherme Trez, pró-reitor Acadêmico e de Relações Internacionais; Paula Dal Bó Campagnolo, diretora de Graduação; Laura Dalla Zen, decana da Escola da Indústria Criativa; e Tiago Correa Lopes, chefe de gabinete. Também participaram Denis Alessandro Azevedo, diretor de Marketing e Relacionamento; e Edita Movsisyan, gerente de Marketing.

Crédito: Arthur Woltmann

Durante o encerramento do Workshop, o reitor da Unisinos, Pe. Sérgio Mariucci, reforçou o fato da Unisinos ser a quarta melhor universidade privada do país, segundo o Ministério da Educação (MEC), e destacou o respeito que a Unisinos tem em outros lugares do país. “Isso ocorre graças aos nossos professores, colaboradores e alunos. Nesta noite, pude ver isso nos trabalhos de vocês. Vi a quantidade de pessoas envolvidas que se juntam para exercer uma força muito importante, que é o uso da criatividade, pois é ela quem faz mover a nossa vida”, salientou.

Trabalhos de excelência

Ainda na sexta-feira foi revelada a proposta vencedora do Workshop Moda 2024/1. O trabalho “Mascotes.U” ganhou o prêmio de melhor criação. O grupo responsável pelo projeto foi formado pelos alunos Annabella Blank, Beatriz Cardoso, Giulia Menegat, Giovana Musa, Jorge Monteiro, Krystal Kowalczyk, Luana Niche e Maria Anversa.

A coleção une os cursos através de mascotes que representam as Escolas da Unisinos. São seis mascotes, caracterizados pelas cores oficiais de cada Escola, além de dois personagens extras: o gato Unicat, que representa o campus de Porto Alegre, e o ganso Quak, de São Leopoldo. A criação agradou aos avaliadores por cumprir o briefing fornecido pelo cliente, além de apresentar ilustrações autorais criativas. A partir de agora, o projeto passará por algumas adaptações que serão alinhadas junto ao Marketing Institucional.

Crédito: Arquivo Pessoal

Segundo a decana Laura Dalla Zen, a decisão foi difícil, pois todos os grupos apresentaram trabalhos de excelência. “A vencedora foi a que melhor atendeu a todos os critérios estabelecidos no briefing”, explicou. A professora Luciana Borges elogiou o projeto. “Ficou extraordinário. Os alunos foram além do que foi solicitado, projetando peças cheias de significado e desejáveis de serem consumidas”.

Para Krystal Kowalczyk, de 20 anos, integrante do grupo “Mascotes.U”, que atualmente cursa o terceiro semestre, participar do Workshop foi uma experiência única. “Eu cresci muito nessa atividade, porque a gente conseguiu desenvolver bastante as nossas habilidades, tanto em conjunto, como em grupo, quanto sozinhos. Além de ter sido muito importante para ter essa experiência de desenvolver uma coleção”, ressaltou.

Crédito: Luiza Guimarães

Quanto à vitória, a estudante diz que o grupo ficou muito feliz, pois estavam confiantes de que poderiam ganhar. “A gente se empenhou bastante nesse trabalho. Cada um fez um pouco e focou naquilo que sabia fazer melhor. Assim, a gente conseguiu fazer tudo juntos”. Como prêmio, cada vencedor ganhou um kit institucional, além de dois créditos válidos para o segundo semestre.

Crédito: Luísa Bell

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