Construção colaborativa

Depois de escutar os alunos, Unisinos inicia estratégia de implementação de melhorias

Crédito: Divulgação

A Unisinos encerrou mais um ciclo administrativo em 2013. Para planejarmos os próximos quatro anos de atividades, criamos a Escuta Unisinos, um canal de participação e diálogo entre a Reitoria e os alunos, com o objetivo de ouvir a comunidade para que as demandas mais urgentes e consideradas mais importantes na visão dos nossos estudantes fossem atendidas de forma prioritária ao longo do novo mandato.

Após a coleta de dados, realizada entre 28/11 e 13/12/2013, e reuniões com a alta administração da Unisinos, apontamos as principais sugestões da comunidade para a universidade nos próximos quatro anos. De posse dessas sugestões, foram traçadas diretrizes e melhorias que começam a ser implantadas já em 2014, com perspectivas de avanço até o final desta gestão. Cada sugestão será respondida individualmente, por meio de mensagens privadas, na página da ferramenta. Porém, durante a análise, entendemos que algumas questões foram validadas por vários alunos em um único post. Para estas propostas com maior grau de reincidência, preparamos esclarecimentos e nos comprometemos com as medidas que seguem:

Wi-Fi

Informamos que estão previstos investimentos na tecnologia Wi-Fi para os próximos anos. Até julho, já serão realizadas melhorias significativas. Na primeira etapa, os investimentos são de 3 milhões e 200 mil reais.

– serão instaladas 380 novas antenas e 120 serão trocadas por equipamentos melhores e de maior capacidade;

– a área de cobertura do sinal irá dobrar;

– todas as salas de aula, assim como as áreas de grande circulação de alunos serão cobertas por uma rede Wi-Fi de qualidade.

– serão adotadas tecnologias mais modernas, permitindo uma velocidade maior de comunicação;

– além disso, a segurança será maior para toda a comunidade acadêmica.

Professores e disciplinas

A distribuição dos professores em turmas é feita logo após o período de rematrícula online. Segue-se essa sequência porque é somente então que a universidade tem a confirmação de quais turmas efetivamente acontecerão no semestre seguinte. Embora não seja possível antecipar a confirmação dos professores de cada disciplina, os alunos podem se basear na grade de horários do semestre anterior como referência.

Banheiros

Quanto à manutenção e melhoria dos banheiros, informamos que algumas medidas já foram tomadas e outras estão previstas para os próximos meses:

– Os banheiros do complexo de esporte e lazer foram pintados e novos chuveiros instalados. Os demais banheiros estão na lista de reformas e devem ser revitalizados em breve. A área das Ciências Humanas, no Campus de São Leopoldo será a primeira beneficiada.

– Intensificaremos a frequência da limpeza e a reposição de suprimentos.

– Revisaremos 680 boxes, neste primeiro semestre, para a colocação de ganchos nas portas dos banheiros até o final do mês de maio.

Climatização

Para que possamos instalar novos equipamentos de ar condicionado no campus de São Leopoldo, é necessário o cumprimento de algumas medidas:

– Mudança dos quadros de energia – disjuntores – de cada sala de aula e de cada bloco, assim como de seus cabos alimentadores e fiação das salas de aula.

– Reestruturação das 13 subestações de energia instaladas dentro da universidade, com mudanças de capacidade nos seus transformadores para suportar nova carga.

– Aumento da capacidade de entrega pela distribuidora de energia elétrica da região.

Para que essas melhorias sejam feitas, a Unisinos já começou um estudo de seu plano diretor, que inclui um projeto para uma nova matriz energética do campus. Com ele, a universidade fará uma avaliação a fim de constatar os próximos passos a serem dados.

Novas salas de aula estão sendo criadas no ambiente climatizado do prédio da Biblioteca do Campus de São Leopoldo. Até agora, 12 novas salas já estão à disposição dos estudantes. O projeto todo prevê a criação de aproximadamente 40 salas de aula no prédio da biblioteca nos próximos anos.

Salas de Aula

No início deste semestre, começamos uma revitalização das salas de aula. As cadeiras e classes de madeira de 35 salas de aula na área de ciências humanas foram substituídas por novas. Há previsão de aquisição e troca de mais conjuntos ainda este ano.

Biblioteca

A Biblioteca Unisinos dispõe de papéis nos acervos (balcões), que podem ser solicitados ao atendente. Serão disponibilizados, ainda no primeiro semestre, blocos e canetas fixas em, pelo menos, um terminal por acervo.

No final de 2013, foram adquiridos cerca de 5000 livros em meio digital, disponíveis pelo Pergamum (sistema de gerenciamento da biblioteca). Além disso, adquirimos, ao longo do ano, aproximadamente 4.100 títulos de livros impressos, o que corresponde a aproximadamente 8.000 exemplares. Se você tem sugestão de algum título específico, você pode enviar email para biblioteca@unisinos.br.

Restaurante Universitário

Devido a questões operacionais, torna-se inviável ao RU funcionar durante todo o turno da noite. Para uma opção mais econômica de alimentação, o Restaurante Fratello, localizado na área 3, vai praticar preços mais acessíveis no turno da noite. O quilo da comida nesse horário passará de R$28,30 para R$23,00.

Próximos passos

Após a realização destas medidas, continuaremos implementando as propostas da comunidade acadêmica. Agradecemos a todos os alunos que de alguma forma contribuíram com o canal de Escuta, possibilitando que a universidade faça um trabalho cada vez mais alinhado com o desejo de seus estudantes. Em breve, reabriremos este canal de comunicação para ouvir a sua opinião sobre os investimentos, serviços e o futuro da nossa Unisinos. Aguarde e participe.

São Leopoldo, 07 de maio de 2014.

Universidade do Vale do Rio do Sinos – Unisinos