Wir lieben die deutsche Sprache

Embaixador da Alemanha participa da abertura do 9º Seminário Brasileiro de Professores de Alemão – Deutsch (über)Brücken

No sábado, dia 25 de julho de 2015, será o aniversário de 191 anos da imigração alemã no Brasil, que deu origem, mais diretamente, a cidade de São Leopoldo e ao desenvolvimento no Vale do Rio dos Sinos. A imigração deixou marcas culturais fortes. Uma delas é o idioma alemão, ainda muito falado, principalmente no interior, pelos mais velhos. No entanto, o interesse pelo idioma estrangeiro e pelas raízes germânicas segue com os mais jovens. Prova disso é que, segundo a professora Maria Luisa Bredemeier, professora do curso de Letras, o alemão é o segundo idioma estrangeiro mais falado no Rio Grande do Sul.

Com o intuito de promover a formação de professores de língua alemã e a troca de conhecimento entre profissionais da área para uma atualização das novas propostas e tendências, ocorre, pela terceira vez na Unisinos, o 9º Seminário Brasileiro de Professores de Alemão – Deutsch (über)Brücken, promovido pela Associação Brasileira de Associações de Professores de Alemão (Abrapa), pelo Curso de Letras – Unisinos e pelo Goethe Institut (GI) . Mais de 400 professores de diversos níveis de ensino da língua se inscreveram para participar de três dias de atividades, entre 22 e 24 de julho, no campus da universidade. São profissionais vindos de diversos estados brasileiros e, também, de países da América Latina.

A abertura do evento, na noite de ontem, contou com a presença especial do Embaixador da Alemanha no Brasil, Dirk Brengelmann. A autoridade está em visita ao estado e, além de participar da primeira noite do seminário, reuniu-se com o reitor da Unisinos, Pe. Marcelo Fernandes de Aquino, em seu gabinete, junto com o Consul Geral da Alemanha no RS e SC, Stefan Traumann, reforçando a forte relação da universidade com 14 instituições de ensino da Alemanha, que já enviou 62 alunos brasileiros para o país e recebeu 58 estudantes estrangeiros em intercâmbios. “Nos últimos anos temos reforçado nosso projeto de internacionalização com atividades na Ásia e nos Estados Unidos, mas nossa relação com a Alemanha já é bastante consolidada, principalmente pela imigração na região”, afirma Cristiano Richter, diretor de expansão e da Unidade de Negócios e Relações Internacionais da Unisinos.

Para Maria Luísa, o ensino do alemão tem grande relevância em toda a região sul do Brasil, por isso a mobilização dos professores para manterem-se atualizados na prática. “O alemão é o idioma mais falado da União Europeia, e é fundamental para quem busca aperfeiçoamento em nível de pós-graduação em áreas como Direito, Engenharia”, enfatiza. “A Unisinos já sediou o seminário nos anos de 1991, 2002 e agora o recebe novamente”, coloca. Ela ainda explica que professores que lecionam alemão para diversos níveis, faixas etárias e fins específicos trocam experiências e metodologias pedagógicas no Seminário. “É muito diferente ensinar qualquer idioma para uma criança em fase de alfabetização e para um advogado, por exemplo”, explica.

Confira mais informações na matéria feita pela TV Unisinos:

*O título significa “Nós amamos o idioma alemão”.