Vizlab conquista pelo terceiro ano consecutivo o Prêmio Inventor Petrobras 

Crédito: Divulgação

O Centro de Excelência em Geoinformática e Computação Visual (Vizlab) foi contemplado com o Prêmio Inventor Petrobras 2025, que destaca os projetos de maior relevância tecnológica desenvolvidos em parceria com a companhia. Esta é a terceira vez consecutiva que o grupo recebe a premiação, reforçando sua excelência em pesquisa, inovação e impacto científico. 

Nesta edição, a equipe do Vizlab foi contemplada por duas patentes:  

Método de integração de imagens hiperespectrais com modelos digitais de afloramento (MDA): 

A invenção apresenta um processo inédito que combina imagens hiperespectrais com nuvens de pontos 3D, permitindo reunir informações de diferentes naturezas em um mesmo referencial espacial. Com isso, torna-se possível inserir dados hiperespectrais, que revelam detalhes geológicos com alta precisão, diretamente em modelos tridimensionais. Essa integração abre novas possibilidades para análises geológicas avançadas e de alta fidelidade. 

Método implementado por computador para segmentação e extração de rede topológica de fraturas em atributos sísmicos: 

Este método inova ao realizar a detecção, extração e análise de fraturas em horizontes sísmicos por meio da combinação de algoritmos de processamento de imagem e técnicas desenvolvidas especificamente para a extração topológica. O diferencial está na obtenção de redes topológicas de fraturas, ampliando a capacidade de interpretação geológica. 

As pesquisas premiadas fazem parte de dois projetos em cooperação com o CENPES/Petrobras: o DeepSis (Caracterização geológica e geração de sísmica sintética em modelos digitais de afloramentos) e o MosisXR (Tecnologias Integradas para Geologia Virtual). 

O professor da Escola Politécnica Leandro Tonietto, pesquisador integrante do Vizlab, destaca que as conquistas são fruto de uma trajetória de colaboração de mais de uma década com a Petrobras. “Esse reconhecimento é uma premiação do esforço de pesquisa realizado dentro do escopo do laboratório. Estarmos entre os contemplados pelo terceiro ano seguido demonstra a qualidade e a consistência do Vizlab em pesquisa e inovação, além de reforçar nossa contribuição no processo de transformação digital da Petrobras”, afirma. 

Esse prêmio reforça a relevância da Unisinos com a excelência acadêmica e o desenvolvimento de soluções que impactam positivamente a comunidade para os desafios e as possibilidades do futuro.   

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar