Estudante da Unisinos participa do Global Business Project

Evento tem por objetivo a formação de executivos

Arquivo Pessoal

O Global Business Project (GBP) tem como objetivo a formação de executivos globais por meio de ações reais em empresas de classe mundial. O evento reúne alunos de MBA e mestrado de diferentes Escolas dos Estados Unidos, sendo a Escola de Gestão e Negócios da Unisinos parceira do projeto, desde 2011.

A Launch Weekend, que deu início às atividades, ocorreu de 29 a 31 de janeiro, em Chapel Hill, Carolina do Norte. Adriano Marcantônio, estudante do MBA em Gestão Estratégica de Negócios, e representante da Unisinos, conta que esse é o momento em que os participantes se encontram, juntamente com o representante da empresa onde o projeto será desenvolvido, e aprendem a metodologia que deve ser usada durante o processo.

De acordo com ele, trabalhar com uma equipe que está em outro país, entender e aplicar de forma consistente a metodologia usada no GBP, são apenas alguns dos desafios deste projeto. “Ao mesmo tempo, o evento representa uma grande oportunidade de aprendizado e crescimento profissional”, salienta.

O estudante ressalta que essa interação com a equipe continua, por videoconferência até maio, quando o grupo se encontra na sede da empresa para a qual desenvolveu o projeto. “Cada membro do time tem responsabilidades e tarefas, que são distribuídas à medida que o projeto avança”, pontua.

Conhecimento acadêmico aplicado na prática

Além de ações junto ao cliente, Marcantônio é Language and Cultural Officer, cujo papel consiste em fornecer o maior número de informações sobre o Brasil, do ponto de vista social, econômico e cultural. Cabe a ele, também, conferir e revisar os documentos e apresentações feitas ao cliente para que estejam de acordo com a forma que o executivo brasileiro trabalha.

Segundo o estudante, a expectativa é desenvolver um trabalho que tenha relevância prática para o cliente. “Quero aprender ao máximo com a experiência e possibilidade de trabalhar com pessoas que tem um profundo conhecimento acadêmico e prático sobre consultoria e projetos globais. Esse conhecimento é de grande valor e será utilizado em meus projetos profissionais daqui em diante”, pondera.