Visita inesperada

Crédito: Rodrigo W. Blum

Não queríamos deixar os patos com ciúmes, mas outra ave foi o centro das atenções no campus São Leopoldo essa tarde. Uma arara-canindé, que fugiu do Zoológico de Sapucaia do Sul, veio repousar na área verde da universidade.

O animal atraiu quem estava passando pelo setor B por volta das 13h30. O Zoológico foi alertado e enviou uma equipe para o resgate do animal. “Essa é uma ave que o Zoológico acolheu após sua apreensão por tráfico ilegal de animais”, explicaram os funcionários do Zoológico, Rodolfo Matias Thum e Aguimar Kurtz.

Para auxiliar no resgate do bichinho, a equipe do zoo convidou Chica, a jovem arara-canindé de Edimar Bilha. O proprietário da ave contou que ela tem apenas dois anos e fala algumas palavras. Chica, que veio ajudar no resgate, é registrada e vive com Edimar de forma legal.

Rodolfo e Aguimar trouxeram frutas para atrair a arara fujona e dizem que agora é preciso ter muita paciência para que ela possa voltar para casa. Se você não estava no campus e não pode ver a visitante, não fique triste, os patos ainda estão aqui, ansiosos pela sua atenção.

Crédito: Rodrigo W. Blum

Em casa

Após passar a noite no campus São Leopoldo a arara-canindé foi resgatada. Por volta das 8h40 desta sexta-feira (15), os funcionários do setor financeiro da universidade avistaram a ave em árvores próximas. Diego Silva, analista financeiro, atraiu a ave para a janela com frutas. “Avistamos a arara na árvore próxima a janela do setor financeiro quando tive a ideia de colocar algumas frutas no para-peito da janela, atraindo-a para cá.””, conta. Jorge Zilles, também analista financeiro, se aproximou e chegou a alimentar diretamente a ave e acariciá-la. “Eu ainda nem sabia da visita dela, mas me aproximei”, afirma. Ao que os funcionários mantinham a arara entretida com frutas, seus colegas avisaram o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) da Unisinos que, por sua vez, alertou o Zoológico de Sapucaia do Sul. Segundo a funcionária do SGA, Tássia Melo, que acompanhou o resgate, a ação foi muito rápida e tranquila. “Eles vieram com um pequeno cobertor e, aos poucos, foram se aproximando e puderam capturá-la”, conta.

Já no Zoológico, a ave foi conduzida diretamente para o hospital veterinário da instituição e passou por exames clínicos de rotina. “Ela estava bem alimentada e com peso normal. Chegou bem aqui e já está de volta ao viveiro com o restante do grupo”, afirma a veterinária Raquel von Hohendorff. De acordo com o biólogo responsável do Zoológico, Eduardo da Silva, a ave possui marcação por micro-chip, o que confirmou a identificação da arara. “Trata-se de um macho adulto que, por ter um bico muito forte e afiado, acabou cortando a grade do viveiro e, por isso, conseguiu fugir”, explica ele, confirmando que o problema já foi solucionado.

Eduardo também alerta que, sempre que as pessoas encontrem qualquer animal silvestre que esteja perdido, é importante entrar em contato com os órgãos responsáveis: Secretaria Estadual do Meio Ambiente (51-3225-9659), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – Ibama (51-3214-3401) ou o Batalhão Ambiental, da Polícia Militar (51-3315-6979).