Vinho: tecnologia, biotecnologia e saúde

Evento promovido pela itt Nutrifor, em parceria com a Universidade de Pádua, discute a temática

Iniciou nesta terça-feira (22/09) o I Summit Internacional de Inovação em Nutrição e Alimentos: Vinho – Tecnologia, Biotecnologia e Saúde, que visa discutir aspectos técnicos que circundam a uva e o vinho, aproximando especialistas nacionais e internacionais do setor produtivo e acadêmico. O evento se consolidou pela parceria entre o itt Nutrifor e a Universidade de Pádua, com o objetivo de fortalecer vínculos internacionais, ampliar o escopo da pesquisa e parcerias e promover a divulgação da ciência de ultima geração na área de nutrição, alimentos, uva e vinho.

Denise Ziegler, coordenadora do itt Nutrifor, ressalta que o Brasil tem muito a trocar com a Itália. “Os vinhos brasileiros têm muito a crescer, o país é novo, os vinhedos também, e identificamos a necessidade de melhorar a qualidade do vinho, a competitividade, entre outros aspectos, por isso procuramos universidades da Itália que tivesse relação com o desenvolvimento de vinho, e uma das mais tradicional é a de Pádua. Além disso, nossos vinhedos são de linha italiana, herança da colonização”.

Alessio Giacomini, professor e pesquisador da Universidade de Pádua, complementa que a Itália tem sempre a aprender. “Nós temos um amplo conhecimento em microbiologia do vinho e eu acredito ser muito importante poder transferir esse conhecimento ao Brasil. Mas nós sempre temos a aprender, e queremos aprender a partir da realidade brasileira, porque o Brasil é um país emergente, vive uma situação completamente diferente da Itália. É um meio de atingirmos mais conhecimento sobre as pesquisas que estão sendo produzidas em universidades estrangeiras”, destaca.

Segundo Denise, o vinho poderia ser uma potência econômica no Rio Grande do Sul se fosse melhor explorado. “Hoje, nós estamos muito aquém de lugares próximos, como por exemplo, o Chile. Ainda nos focamos muito em soja e agropecuária”, enfatiza. O vinho se tornou uma das grandes apostas do instituto. Enquanto o Brasil considera o vinho uma bebida alcoólica, as pesquisas desenvolvidas consideram-no um alimento, rico em nutrição e importante para a saúde.

Ficou interessado? As palestras continuam amanhã (23/09) e quinta-feira (24/09)! Confira mais informações na página do evento.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar