MBA da Aliança para Inovação apresenta uma visão global sobre novos ecossistemas

Curso está com inscrições abertas

Crédito: Divulgação

A inovação estimula a competitividade e instiga um olhar global sobre novos ecossistemas e aspectos inovadores em diferentes ângulos e perspectivas, que influencia no desenvolvimento de pessoas, negócios, regiões e países. Neste contexto, a Aliança para Inovação está com inscrições abertas para o MBA em Ecossistemas de Inovação, fruto da articulação entre UFRGS, PUCRS e Unisinos, e parte do projeto Formação de Agentes de Inovação do Pacto Alegre.

O curso aborda os espaços que unem a infraestrutura aos arranjos institucionais e culturais para atrair empreendedores, recursos e constituir organizações que potencializam o desenvolvimento da sociedade do conhecimento.

“A oportunidade de realizar o MBA Ecossistemas de Inovação é ímpar, pois este curso agrega professores de três grandes universidades do Brasil, trazendo o estímulo a pensar de maneira disruptiva, sendo essa a abordagem adequada ao processo de empreendedorismo e inovação, e proporcionando conhecimentos fundamentais para o cenário atual e perspectivas para o futuro”, destaca o pró-reitor de Inovação e Relações Institucionais da UFRGS, Geraldo Pereira Jotz.

Ao longo do curso, o aluno poderá interagir estrategicamente na identificação de parceiros para realização de projetos conjuntos, formando um ambiente de aprendizagem inovador. No MBA, serão trabalhados diversos ecossistemas de inovação e os meios para seu acesso e desenvolvimento. E, também, fornecerá novas oportunidades de reflexão em relação a fronteiras, estruturas e gestão desses ecossistemas para que pessoas, empresas e organizações interajam e desenvolvam projetos em um ambiente de aprendizagem e criação inovadora. “É uma oportunidade única de formação na gestão de ecossistemas de inovação, de forma prática e com imersão nos principais ambientes de inovação de nosso Estado. Tem foco na geração de networking e capacitação para inserção nos ambientes de inovação globais, a partir de uma atuação local”, explica o superintendente de Inovação e Desenvolvimento da PUCRS, Jorge Audy.

Imersão em Ecossistemas de Inovação é um dos diferenciais

O currículo oferece ainda experiências imersivas, visando transformar a capital em uma referência na área de inovação e empreendedorismo, potencializando conexões locais, nacionais e internacionais. O MBA ocorrerá na Unisinos, mas suas aulas serão ministradas por professores das três universidades. A disciplina Imersão em Ecossistemas de Inovação, também oportunizará experiências com aulas nas três instituições da Aliança, sendo 24h em cada uma. O que proporciona o contato com a infraestrutura, modelos de negócio e de gestão e pessoas dos Ecossistemas de Inovação das Universidades que integram a Aliança para Inovação.

“É um projeto articulado entre três das principais universidades do Brasil e que têm ecossistemas e espaços de inovação muito importantes. O tema ecossistemas de inovação é extremamente pertinente a partir do momento em que compreendemos a inovação para além do contexto especificamente organizacional e começamos a perceber que existe efetivamente um ecossistema para que ela aconteça”, pontua o Decano da Escola da Indústria Criativa da Unisinos, Gustavo Borba.

O MBA em Ecossistemas de Inovação é certificado pelas três instituições. Egressos da UFRGS, PUCRS, Unisinos e empresas do Pacto Alegre têm desconto especial no curso. Confira mais informações sobre o MBA no site, clique aqui.