Unitelecuidado: alunos da Escola de Saúde fazem o telemonitoramento de pacientes com Dengue em São Leopoldo 

A atividade resulta de uma parceria entre a Escola de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde

Crédito: Arthur Woltmann.

O projeto Unitelecuidado, pensado incialmente para monitorar os casos de Covid, em 2024 passou a monitorar também os casos de Dengue no município. A atividade resulta de uma parceria entre a Escola de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde – Semsad. 

Professora da Escola de Saúde e coordenadora do Unitelecuidado, Patrícia Freitas, explica que a vigilância epidemiológica compartilha com o projeto uma planilha com os dados dos usuários confirmados ou com suspeita de dengue. “Por 7 dias a equipe monitora estes pacientes, entrando em contato por telefone com objetivo principal de identificar se há sinais de alerta, como hipotensão, sangramento de mucosas e dor abdominal intensa e contínua, pois diante destas situações, é recomendado procurar imediatamente o hospital Centenário. Além disso, são fornecidas orientações em geral”. 

Crédito: Arthur Woltmann.

Patrícia lembra que o Unitelecuidado ficou marcado no município como apoiador ao monitoramento dos positivados de COVID-19 durante a pandemia. “Depois deste período, o trabalho se concentrou em atender os usuários portadores de agravos crônicos como HAS e diabetes, além de atendimentos especializados nas áreas de medicina, fisioterapia, enfermagem, nutrição e farmácia. Diante de nossa expertise em monitoramento de agravos, também participamos do Monkeypox, a equipe da vigilância epidemiológica solicitou nosso apoio na situação atual”, afirma a professora. 

O acompanhamento é realizado pelos professores e alunos pertencentes ao projeto neste semestre e quando há sinais de alarme, é solicitado que o paciente procure imediatamente o Hospital Centenário. 

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar