Unisinos sedia evento do Pacto Alegre “Por que queremos ser uma cidade educadora?”

Encontro aconteceu na manhã dessa sexta-feira, 29/04, no Teatro Unisinos, Campus Porto Alegre

Crédito: Cassius Souza

O Teatro Unisinos foi palco de mais um evento do Pacto Alegre para transformar Porto Alegre em uma cidade educadora. O encontro reuniu diversas autoridades e apoiadores do projeto, além de diretores, gestores, coordenadores e professores de Instituições de Ensino Superior e de colégios de educação básica da capital e região metropolitana.

O evento iniciou com a apresentação de um vídeo de compromisso com a cidade educadora. Em seguida, foi aberto o momento de falas. O primeiro a fazer uso da palavra foi o reitor da Unisinos, padre Sergio Mariucci, que deu boas-vindas aos presentes. “O Teatro da Unisinos Porto Alegre se abre para todos vocês, para acolher esse evento tão importante para nossa cidade. É um privilégio estar aqui. A pandemia deixou sequelas, mas nos fez querer reconstruir o futuro”, afirmou.

Crédito: Cassius Souza

O reitor ainda fez uma breve reflexão sobre educação e mencionou o relatório da ONU sobre o tema. “Li o relatório da ONU, que me fez pensar que a educação é mesmo uma força transformadora que nos faz repensar os acontecimentos. A educação pode muito, mas não pode tudo. Para ela ampliar seu alcance, ela tem que ser inclusiva, para todos. A educação é pensada para o jovem, mas em qualquer idade o conhecimento nos desafia”, destacou.

Padre Sérgio encerrou sua fala dando destaque à cidade. “Porto Alegre é linda, é fácil de amar e, quanto mais for envolvida em projetos como esse, – que nasceu da Aliança para Inovação, e agora com o projeto Cidade Educadora, – estaremos cada vez mais próximos da Porto Alegre que queremos”, enfatizou.

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, destacou a importância da educação e contou um pouco sobre sua história com a Unisinos. “É um prazer estar aqui. Já tinha estado, por duas vezes, durante a obra, que foi uma das mais sustentáveis que eu vi. Sou filho da Unisinos, estudei na Universidade e, em 1988, me formei em Direito nesta Instituição. Hoje, quero dizer obrigado Unisinos por empreender em Porto Alegre. A educação tem que formar cidadãos e uma cidade educada, que não jogue lixo nas ruas e onde os motoristas parem na faixa de segurança. Uma cidade boa tem educação de qualidade de ponta a ponta”, destacou.

Referência em inovação de cidades, o professor espanhol e consultor Josep Piqué, falou sobre a educação como motor de desenvolvimento e sobre a importância de investir no talento dos jovens. “Educar é dar condições para o desenvolvimento, e isso deve ser para todas as idades. A cidade é um espaço coletivo onde se encontram o passado, o presente e o futuro.  Hoje, estamos no ciclo dos talentos, cada menino e cada menina são uma oportunidade para Porto Alegre. É preciso investir neles porque as cidades de todo mundo vão disputar esses talentos no futuro”,  afirmou.

Representando a Rede Internacional das Cidades Educadoras, Laura Alfonso, fez sua apresentação por vídeo, direto de Barcelona. Ela falou do projeto e da trajetória da rede como um todo. “Não há maneira de consolidar o projeto de cidade educadora se não for pelo compromisso de toda cidade.  A Rede das Cidades Educadoras foi criada em 1990 para dialogar, refletir e impulsionar o desenvolvimento das cidades”, pontuou.

Crédito: Cassius Souza

Head de projeto do Pacto Alegre e doutorando da Unisinos na área de Ecossistemas de Inovação, Leonardo Gonçalves disse que o evento é um grande exemplo de pacto e de cidade educadora, onde todos trabalham juntos, cada ator fazendo uma parte do processo. “Estamos num momento de engajamento e disseminação, em que o Pacto tem que ficar conhecido em todo lugar. Toda ideia dos projetos do Pacto Alegre são de articulação. O legal é reunir vários atores do Pacto para trabalhar em prol da educação com a Rede das Cidades Educadoras, que tem mais de 30 anos. Ou seja, são dois caminhos que se unem na construção de uma educação que vai além dos muros das escolas”, reforçou.

Para o decano da Escola da Indústria Criativa, Gustavo Borba além de discutir uma cidade educadora, precisamos mostrar como os alunos estão engajados nesse processo. Borba apresentou um vídeo com os professores Dennis Shirley de Boston College e Andy Hargreaves da University of Otawa, mostrando um pouco dessa relação de engajamento dos estudantes com o espaço urbano. “Hoje vejo alguns alunos que chegam no curso de Design e não conhecem o centro de Porto Alegre. Precisamos engajar os estudantes em atividades que interajam com a cidade”, enfatizou.

Crédito: Cassius Souza

Ao final do evento, todos foram convidados para conhecer e integrar um dos Grupos de Trabalho da Cidade Educadora. Os novos GTs apresentados foram: Mobilidade Urbana, Movimenta Poa, Erradicação do Trabalho Infantil e Mobilidade Humana, conduzido pela EPTC. Além dessa lista, outros seis GTs, mais antigos, foram exibidos em mesas de trabalho no Espaço Luís Fernando Verissimo, são eles: Incomunidades, Pedagogias da Cidade, Infraestrutura, Primeira Infância, Culturas e Identidades e Educação Fora da Caixa.