Unisinos recebe inscrições em programa on-line e gratuito de educação midiática para professores até 20/05

Com apoio da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, Desafio Nuvem de Educação Midiática busca formar professores do ensino básico de todo o RS

Crédito: Divulgação

Professores da educação básica do Rio Grande do Sul podem se inscrever até o dia 20/05 para o novo programa on-line e gratuito de formação em educação midiática da Unisinos. O Desafio Nuvem de Educação Midiática terá duas oficinas com especialistas do Brasil e dos Estados Unidos passando por temas como letramento midiático e digital, redes sociais e discurso de ódio, fact-checking e desinformação. O programa oferece certificado de participação. Para realizar a inscrição, clique aqui.

Desenvolvido pelo Núcleo Universitário de Educação para as Mídias (Nuvem) da Unisinos, o Desafio Nuvem conta com apoio da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, através do Consulado-Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre. A formação é aberta a educadores de escolas públicas e privadas de todas as áreas de conhecimento no ensino fundamental e médio.

As oficinas serão realizadas nos sábados, dias 21/05 e 11/06, das 10h às 12h, por meio da plataforma Zoom. Entre os palestrantes confirmados estão o jornalista e professor de História, Raphael Kapa e a cientista da computação, Nina da Hora. Kapa é mestre e doutorando em História pela Universidade Federal Fluminense, já atuou como repórter na Band, no Jornal O Globo e na Agência Lupa, onde atualmente é coordenador de Educação, também é colunista no Canal Futura e na rádio Roquette Pinto. Nina é pesquisadora do Centro de Tecnologia e Sociedade da Escola de Direito da FGV (CTS-FGV), divulgadora científica e hacker antirracista. Ela criou duas iniciativas de educação computacional, o Computação da Hora e o Ogunhê, e foi uma das jovens lideranças indicadas na lista da Forbes Under 30 em 2021. 

Após participarem das capacitações gratuitas, os professores participantes poderão apresentar projetos para colocar os conhecimentos em prática em seus planos de ensino, podendo ter seu trabalho publicado em um e-book. Uma comissão multidisciplinar irá escolher 10 trabalhos de destaque para publicação.

As novas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular colocam a educação midiática como uma competência a ser desenvolvida nas diferentes disciplinas, passando pela leitura crítica dos conteúdos midiáticos em seus diferentes formatos, interpretação correta de gráficos e porcentagens, assuntos cotidianos que geram desinformação, como a pandemia e as vacinas, entre outros temas como a comunicação não-violenta, a representatividade social e a participação cívica.

A chamada completa do Desafio Nuvem e outras informações do programa estão disponíveis no site nuvem.unisinos.br.

SERVIÇO

O que: Desafio Nuvem de Educação Midiática, programa de formação gratuita e online para professores do ensino básico promovido pela Unisinos com apoio da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil
Quem: Raphael Kapa (Agência Lupa), Nina da Hora (CTS-FGV) e especialistas dos EUA
Quando: 21/05 e 11/06 (sábados), das 10h às 12h
Onde: on-line
Quanto: gratuito
Inscrições: podem ser realizadas até 20/05, clicando aqui.
Contato: nuvem@unisinos.br

Confira a programação completa

OFICINA 1 – 21 de maio de 2022 | das 10h às 12h
Aprofundando conceitos: desinformação, algoritmos, fact-checking e letramento midiático

Palestrante: Raphael Kapa é jornalista e professor. Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor de História pela Universidade Federal Fluminense, mestre e doutorando em História pela mesma universidade. Como repórter, já atuou na Band, Jornal O Globo e na Agência Lupa, onde atualmente é coordenador de Educação. Também é colunista no Canal Futura e na rádio Roquette Pinto. Ganhou o prêmio ExxonMobil (Esso) em Educação.

Mediação: Maria Eduarda Giering, professora do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Unisinos, doutora em Linguística e Letras (PUCRS), coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação da Ciência e Estudos Linguístico-Discursivos (CCELD).

OFICINA 2 – 11 de junho de 2022 | das 10h às 12h
Colocando em prática: ferramentas e recursos para trabalhar letramento midiático na educação básica

Palestrante: Nina da Hora é formada em Ciência da Computação pela PUC-Rio, é pesquisadora do Centro de Tecnologia e Sociedade da Escola de Direito da FGV (CTS-FGV), divulgadora científica e hacker antirracista. Criou duas iniciativas de educação computacional, o Computação da Hora e o Ogunhê. Foi uma das jovens lideranças indicadas na lista da Forbes Under 30 em 2021.

Mediação: Daiana Campani, doutoranda em Linguística Aplicada pela Unisinos, professora no ensino superior e na educação básica.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar