Unisinos recebe estudantes da Alemanha em evento sobre Enfermagem

Crédito: Gustavo Ev

Com a proposta de aproximar a área da enfermagem do Brasil e da Alemanha, especialmente no ensino superior, foi realizado na segunda-feira, 08/05, o evento Enfermagem Brasil Alemanha: Perspectivas na Formação do Ensino Superior. Promovido pelos cursos de graduação e pós-graduação de Enfermagem da Unisinos, o encontro proporcionou um espaço de discussão e uma aproximação entre alunos e professores dos dois países.

Na mesa de abertura do evento estiveram presentes: Tatiana Ávila, gerente acadêmica da Unidade de Graduação; Vânia Schneider, coordenadora da graduação em Enfermagem; Barbara Fagundes de Vargas, aluna de Enfermagem e representante do Diretório Acadêmico de Enfermagem; Andreas Büscher, professor da Universidade de Osnabrück; e Andréia Nunes, secretária de Saúde de São Leopoldo.

“Que a estada de vocês em nosso país, principalmente no Rio Grande do Sul, seja muito proveitosa e que o compartilhamento de experiências e vivências seja mútuo, sobretudo para os estudantes de enfermagem”, saúda Vânia. “Hoje, o SUS representa uma conquista da sociedade brasileira porque promove a justiça social, com a qual eu tanto me identifico, e ele, dentro dessa perspectiva, atende mais de 190 milhões de pessoas no Brasil”, fala Andréia, ao explicar sobre o Sistema Único de Saúde.

“É a primeira vez de muitos desses estudantes aqui no Brasil. Eu já tive uma oportunidade de vir antes e pude conhecer o SUS e acredito que o Brasil tem muito a contribuir para os nossos alunos da Alemanha com seu sistema de saúde e como ele funciona”, destaca Andreas, que espera que esse seja o primeiro de muitos encontros dessa parceria.

Janet Lueck, aluna da Universidade de Osnabrück, ficou muito surpresa com o que conheceu em sua jornada pelo Brasil e pela Unisinos. “Eu acho que a Unisinos tem um nível alto de atuação com seus programas e com sua estrutura, que me lembra de algumas universidades americanas. Eu estou surpreendida positivamente”, comenta. Aline Carvalho, estudante de Enfermagem da Unisinos, espera que esse momento traga muito aprendizado. “Que seja uma grande experiência e que os alunos da Alemanha se sintam acolhidos em nossa Universidade e aprendam sobre a nossa cultura e nosso sistema de saúde”, fala.

O evento contou com apresentações de projetos que fizeram o uso de tecnologia para aprimoramento da enfermagem, destacando empresas e startups da Unitec e do Tecnosinos. À tarde, os participantes puderam participar de oficinas em salas e laboratórios da Escola de Saúde da Unisinos e realizaram visitas ao Centro do Idoso e Unidade Vila Brás para conhecer a forma de atendimento na atenção primária do município.