Unisinos recebe comitê da Petrobras

Crédito: Divulgação

Na tarde de segunda-feira, 1º de setembro, a Unisinos recebeu o comitê fiscal da Petrobras para a avaliação dos primeiros resultados do projeto Educar Crescer, realizado pela Unisinos, em parceria com a Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental. A iniciativa, com duração de três anos, visa promover um impacto social na comunidade dos arredores da refinaria e das operações da Estatal na região metropolitana de Porto Alegre.

A visita começou com uma reunião na sala do reitor, Padre Sérgio Mariucci, onde o grupo foi recepcionado por gestores do projeto. O professor Luiz Rhoden, decano da Escola de Humanidades, abriu o encontro, destacando a relevância da parceria para a Universidade.

Eduardo Amaral, integrante do comitê da Petrobras, reforçou a importância de parceiros estratégicos para a execução de projetos sociais. “A Petrobras é uma empresa que olha a longo prazo e hoje tem mais de 160 projetos ativos no Brasil”, explicou. Ele enfatizou que a aproximação com parceiros como a Unisinos traz mais segurança e garante resultados positivos.

A robustez e o alinhamento da equipe também foram ressaltados por Luciane Pires, fiscal do projeto, que mencionou a resposta da Petrobras às recentes enchentes no Rio Grande do Sul. “Estamos vendo a equipe motivada e disposta a ajudar a colher os frutos”, afirmou.

O reitor da Unisinos, Padre Sérgio Mariucci, destacou que o Educar Crescer conta com uma equipe de pesquisadores qualificados e com experiência prévia em projetos com a Petrobras. Ele salientou o compromisso da Universidade que inclui um investimento significativo em estrutura e conhecimento para beneficiar a comunidade da região.

Conhecendo os Subprojetos

Educar Crescer tem 9 subprojetos e o comitê da Petrobras acompanhou a apresentação dos resultados de todos eles e pôde conhecer três. O primeiro foi o Alimentar, coordenado pela professora Franciele Cardoso Nunes. O objetivo do projeto é inserir mulheres e jovens no mercado de trabalho por meio de empregos formais ou empreendimentos solidários na área de alimentação. Eduardo e Luciane acompanharam uma oficina na cozinha do curso de Gastronomia da Unisinos com a participação de mulheres do Quilombo Chácara das Rosas.

Na terça-feira, o comitê visitou os subprojetos Brincar e Plantar. No subprojeto Brincar, eles conheceram o terreno cedido pela prefeitura de Canoas para a criação de um Parque Naturalizado. Já no subprojeto Plantar, a visita foi à Cooperativa Cooarlas, também em Canoas, que receberá orientações sobre plantio, manejo de mudas e uso de estufas para hortaliças e chás. O objetivo é transformar a área ao redor da cooperativa, localizada no bairro Guajuviras.

O nosso website usa cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização.

Aceitar