Unisinos é a melhor universidade privada do estado em ranking de impacto

Avaliação da Times Higher Education foi divulgada nesta quinta-feira

Crédito: Rodrigo W. Blum

A Unisinos é a melhor universidade privada do estado no ranking de impacto realizado pela Times Higher Education, que é referência mundial na avaliação de reputação acadêmica.

“Sem dúvida, esse ranking é um reconhecimento pelo esforço que a Unisinos vem realizando em excelência, empreendedorismo e inovação acadêmica”, afirma o pró-reitor Acadêmico e de Relações Internacionais, Alsones Balestrin.

Nesta primeira edição do Ranking de Impacto das Universidades, foram utilizados como critérios 11 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas:

– Saúde e bem-estar

– Educação de qualidade

– Igualdade de gênero

– Trabalho decente e crescimento econômico

– Indústria, inovação e infraestrutura

– Redução das desigualdades

– Cidades e comunidades sustentáveis

– Consumo e produção sustentável

– Ação contra a mudança global do clima

– Paz, justiça e instituições eficazes

– Parcerias e meios de implementação

Para o diretor da Unidade Acadêmica de Graduação, Gustavo Borba, o resultado tem grande importância para a Unisinos. “Todo trabalho de ensino e pesquisa que é feito dentro de uma instituição de ensino superior de excelência tem que repercutir de alguma forma nas comunidades e na melhoria da vida das pessoas. E esse ranking traz um pouco disso, mostra efetivamente as externalidades do que se faz dentro da Universidade, ou seja, como que isso impacta socialmente”, explica.

O Ranking inédito que foi divulgado nesta quinta-feira, 4/4, pelo grupo britânico que classifica anualmente instituições de ensino no mundo, avaliou mais de 450 universidades de 76 países.

“Para nós, da Unisinos, que trabalhamos na consolidação de Programas de Pós-Graduação, cinco dos quais estão no projeto PrInt da Capes, é fundamental estarmos bem ranqueados. Esse reconhecimento revela bem o compromisso social da Universidade por meio do impacto de nossas pesquisas na sociedade”, explica a diretora da Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação, Dorotea Frank Kersch.

Confira a lista completa no site.